Em 2023, chegamos a 25 serviços, quase 4.000 pessoas atendidas diariamente e mais de 700 colaboradores… Diante de tamanha responsabilidade, é preciso caminharmos juntos em busca da constante melhoria. Veja abaixo alguns marcos do ano em cada eixo:
Marcos na Assistência à Situação de Rua
No eixo de atendimento à população em situação de rua, obtivemos a renovação de parceria para que 7 de nossos serviços continuem por mais 5 anos. Também adequamos o número de vagas de alguns serviços e recebemos 3 novos serviços no modelo de Vila Reencontro. Como resultado, nosso número frequente de atendidos desse eixo aumentou aproximadamente em 800 beneficiários. Além disso, negociamos ajustes nas verbas para melhoria de alimentação e atendimento e acompanhamos manutenções necessárias em 4 serviços.
Esse foi um ano de Conferências de Assistência Social e muitos colaboradores e atendidos puderam participar tanto das conferências dos distritos quanto do encontro municipal. Alguns puderam, inclusive. participar da conferência estadual e 3 atendidos estiveram em Brasília participando da etapa Nacional!
Alguns destaques do ano na Educação Infantil
Este foi um ano de muito movimento também nos nossos Centros de Educação Infantil. Foi praticamente o ano todo acompanhando reformas e organizando o espaço para não prejudicar o atendimento. Todos os CEIs que funcionam em prédios públicos passaram por reforma, exigindo atenção e organização da equipe. Também é importante ressaltar a continuidade do grupo de trabalho pedagógico, que realizou 8 encontros ao longo do ano.
Pela primeira vez, a unidade do Jardim Monte Azul apresentou a demanda de mães que optaram por amamentar dentro da unidade. Diante disso, desenvolveu ações de incentivo e garantia ao aleitamento materno. Como resultado, recebeu o importante selo CEI Amigo do Peito.
Retrospectiva do Desenvolvimento Comunitário
Da mesma forma, o ano em nosso complexo no Capão Redondo também foi de muitas melhorias na estrutura e aumento de atendimentos. Recebemos novos computadores no Telecentro, a comunidade tem conhecido o trabalho do CDI, que vem se tornando referência na região, e garantimos o atendimento a 250 crianças através do ensino musical e aquisição de novos instrumentos. Também ressaltamos as melhorias feitas nos quartos e espaços do CECOM.
Um dos destaques do ano também foi a cozinha do Cedesp, recheada de histórias e conquistas. Após sua inauguração, as turmas aprenderam muitas receitas no curso de Cozinheiro Industrial, chegando até a lançar um livro inédito!
Alguns marcos do ano em nossas ações internas e externas
Deu pra perceber que o ano foi realmente movimentado, não é mesmo? Diante desses desafios, foi preciso muitos encontros de planejamento estratégico, integração de colaboradores, capacitações, reuniões de GTs – grupos de trabalho, alinhamentos de eixos, troca entre comunicadores…ufa! Trabalhamos aqui dentro para refletir lá fora. E isso também exige dedicação e amor. Confira neste vídeo um resumo dessas ações:
Ao mesmo tempo, também tivemos muitas ações com outros externos à AEB, como compromissos com nossos parceiros da prefeitura, participação ativa no Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, reuniões com nossos apoiadores, e até nosso primeiro encontro com fornecedores da AEB.
Também destacamos a importante conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Selo de Igualdade Racial de São Paulo. Recebemos a renovação em um evento festivo no dia 21 de novembro, reconhecendo que possuímos mais de 20% de pessoas negras em nosso quadro de pessoal, distribuídas em hierarquias e funções. Atualmente, nossa contagem aponta que temos cerca de 60% dos colaboradores entre pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Isso demonstra o valor da diversidade com o compromisso da superação das barreiras do racismo, ainda assim, sabemos que temos muito a avançar. Veja abaixo o registro do evento:
E em 2024 continuamos perseverantes
Esses são apenas alguns marcos do ano passado e teremos mais informações após o fechamento de todos os relatórios. Estamos entrando nesse ano de 2024 com muitas responsabilidades: mais serviços, mais beneficiários… Esse aumento de atendimento, e também a variação climática, demandam ações de melhorias constantes, tanto em nossos serviços quanto nas tarefas administrativas. A responsabilidade é grande!
E, assim como no ano passado, estamos confiantes que com seu apoio teremos bons resultados!