Unidade Educacional recebe selo CEI Amigo do Peito pelo incentivo ao aleitamento materno

Unidade Educacional recebe selo CEI Amigo do Peito pelo incentivo ao aleitamento materno
29/08/2023 Comunicação AEB

Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação promove ações de incentivo ao aleitamento materno dentro dos Centros de Educação Infantil – CEIs. Estas ações são organizadas pela Campanha CEI Amigo do Peito, que anualmente contempla algumas unidades com seu selo. Este ano, nosso CEI Jd. Monte Azul foi contemplado! Saiba mais acompanhando a leitura abaixo:

A Campanha pelo aleitamento materno

A Campanha CEI Amigo do Peito teve início em 2017 como uma forma de garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. A equipe promove ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento na rede de educação, além de participar constantemente de eventos junto a outras redes.

No ano seguinte, a campanha realizou a primeira entrega do selo, destacando os CEIs que realizaram as ações de incentivo. Na ocasião, 93 unidades receberam o selo. Desde então, a campanha se fortaleceu e cresceu, chegando a 2023 com 1001 CEIs contemplados, representando 39% das unidades educacionais infantis da rede municipal.

As ações de incentivo no CEI Jd. Monte Azul

Pela primeira vez, o CEI Jd. Monte Azul apresentou a demanda de mães que optaram por amamentar dentro da unidade e recebeu o selo CEI Amigo do Peito. Após o período de 15 dias, elas continuaram a fornecer o leite materno congelado conforme padrões da Coordenadoria de Alimentação Escolar – CODAE.

As ações de incentivo ao aleitamento materno não ocorrem em um período determinado do ano, uma vez que se faz necessária conforme a chegada do bebê na creche. Apesar disso, coincidentemente, a demanda acabou surgindo ainda no início do ano.

Três mães manifestaram o desejo de amamentar ali na unidade, sendo duas delas, inclusive, colaboradoras no próprio CEI. Ali, a equipe organizou uma sala com sofá e imagens de amamentação, para que as mães tivessem um ambiente acolhedor.

Sonia, mãe do Breno, amamentou durante 1 mês e continuou fornecendo o leite congelado diariamente por 04 meses. Débora, por sua vez, enquanto coordenadora da unidade e mãe do Heitor, aproveitou as 02 horas de almoço para amamentar. Da mesma forma, Bruna, que é assistente de direção na unidade e mãe da Sophie, também aproveitou o período do almoço para fazer a retirada do leite.

Diante de seu momento pessoal e trabalho na CEI, Débora deixa o seu depoimento pessoal:

“Receber esse selo foi muito gratificante, pois só quando viramos mãe que passamos a entender a outra e tudo faz sentido. E para os próximos anos continuaremos incentivando o aleitamento dentro do CEI, não pelo reconhecimento e sim pelas necessidades fisiológicas do bebe”.

Débora Floriano – Coordenadora Pedagógica