CEI Jardim Monte Azul – AEB torna-se polo de atendimento emergencial para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

CEI Jardim Monte Azul – AEB torna-se polo de atendimento emergencial para filhos de trabalhadores de serviços essenciais
08/07/2020 Beatriz Cutrim

– Por Bruna Costa Bruscalin e Beatriz Cutrim

 

A prefeitura de SP em parceria com a AEB, criou seis ‘polos de atendimento emergencial’ para atender crianças, de zero a três anos, enquanto os pais estiverem trabalhando em serviços essenciais durante a pandemia de covid-19.

A ação pretende atender aos profissionais que trabalham em serviços tidos como essenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que não tenham possibilidades de manter os filhos em casa —evitando, assim, a exposição da criança a uma possível contaminação.

Depoimento Débora Floriano - Professora

O CEI Jd Monte Azul – AEB está sempre com suas portas abertas, se colocando a disposição da sociedade. O sentimento de abrir nossas portas no meio de uma pandemia foi de insegurança e para que isso fosse possível foram escolhidas com muitos cuidados a equipe que estaria a frente desse desafio.

Tenho muito orgulho e satisfação de fazer parte dessa equipe. Prestar atendimento aos pais que prestam serviços essenciais, não faz de mim a melhor, faz de mim um ser humano mais empático e que entende a importância de darmos as mãos e abraçar a causa com honra e comprometimento.

Depoimento Débora Souza dos Santos – Cozinheira

Estamos nos adaptando nesse momento onde temos que ter um cuidado pessoal maior e com quem está perto. Mantemos os cuidados com a higienização da cozinha, dos produtos e objetos diariamente. Seguimos os padrões de preparo e higienização das frutas, verduras e legumes. Dando continuidade ao cardápio, porém mais variado com uma quantidade maior de variedades de vitaminas para ajudar na imunidade das crianças e funcionários.

Para evitar o contato maior com as crianças na hora das refeições, foi preciso mudar a forma de servir os alimentos uma vez que eles usavam o self-service, passamos a perguntar para a criança os alimentos que elas gostam e montamos o prato.

Depoimento Bruna Costa – Coordenadora Pedagógica

Quando fomos informadas de que a nossa unidade escolar CEI Jardim Monte Azul – AEB, havia sido selecionada para atuar como CEI POLO EMERGENCIAL para atender as crianças cujo pais faziam parte das áreas consideradas essenciais durante a pandemia em que vivemos, não tendo com quem deixar seus filhos, é claro que inicialmente surgiu um sentimento de insegurança, como medo, preocupação e até um pouco de desespero.

Para este momento foi necessário à escolha cautelosamente dos funcionários formando uma equipe com: 1 Coordenadora Pedagógica; 2 administrativo, com rodízio quinzenal; 1 cozinheira; 3 auxiliares de limpeza, com revezamento semanal; 6 professoras com rodízio quinzenal; e o suporte constante da Diretora em Home Office.

Prezando pelo bem estar dos funcionários e das crianças, tomamos todos os cuidados possíveis com o uso das EPIs. Com o passar dos dias, fomos percebendo que nosso trabalho foi e é necessário para os familiares das crianças ali presentes e para os que estão em casa, pois mesmo a distância conseguimos passar as orientações fundamentais para que cada um pudesse prezar pela sua saúde e pela do próximo.

A cada dia cada colaborador enfrenta seus próprios receios para ajudar e tranquilizar aqueles que estão na linha de frente contra o Covid-19. E de verdade, agradecemos por sermos úteis nesse momento.