A Cozinha do CEDESP: cenário de memórias

A Cozinha do CEDESP: cenário de memórias
30/11/2023 Comunicação AEB

A cozinha do Cedesp, Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo, tornou-se muito mais do que um espaço para preparar refeições ao longo do ano de 2023. Desde sua inauguração em 24 de fevereiro, este ambiente testemunhou uma jornada única, culminando no lançamento emocionante do livro “Sabor de Lembrança” em 30 de novembro.

O Renascimento da Cozinha: Um Novo Capítulo Começa

O Cedesp já estava bem movimentado no início de 2023. Uma reforma importante acontecia para que os estudantes de Cozinha Industrial, finalmente, fizessem suas aulas práticas no prédio principal. Antes, a cozinha de estudos ficava em outro prédio do complexo, os afastando das outras aulas e dos colegas dos outros cursos. Porém, graças a uma verba parlamentar, o Centro montou esse novo espaço com todas as características e funcionalidades de uma cozinha industrial. A inauguração foi realizada no dia 24 de fevereiro, contando com a presença da vereadora Cris Monteiro, pessoa que indicou a AEB para a verba. A vereadora cortou a fita na porta e também experimentou alguns quitudes. Seria este o espaço de muitas realizações ao longo do ano.

A Jornada da Turma de Cozinha: Conexões e Memórias na Culinária

Assim como os demais cursos do Cedesp, para os estudantes se formarem em Cozinha Industrial é preciso que façam também os módulos de Convívio e Mundo do trabalho. Nestes módulos, os técnicos conduzem práticas de sociabilidades e ministram sobre projeto de vida e empregabilidade. As aulas práticas, por sua vez, acontecem dentro do módulo de Formação Inicial e Continuada. É na cozinha que o técnico especializado conduz a turma na confecção de pratos salgados, doces e bebidas, além de mostrar como organizar e gerir o espaço. Ao longo dessas aulas, a turma aprendeu não só o preparo de alimentos, mas criou conexões e construiu memórias. Ali, cada um compartilhou sua receita especial, cheia de sabor de lembrança, que posteriormente faria parte de um livro especial.

Sabor de Lembrança: Uma Viagem Pelas Memórias na Cozinha do CEDESP

O lançamento do livro “Sabor de Lembrança” representa o ápice dessa jornada. Mais do que um simples livro de receitas, esta obra é um registro emocional, repleto de memórias afetivas e, acima de tudo, esperança. Cada página conta não apenas a história de uma receita, mas também fragmentos de vidas conectadas por momentos especiais na cozinha do Cedesp.

O evento de lançamento, em 30 de novembro, contou com a presença do Presidente da AEB, Sr. Edemar, e as assessoras Julia e Vitória. Ambas são representantes da vereadora Cris Monteiro, que foi grande apoiadora por meio do projeto Educação Empreendedora, tornando possível a materialização do livro.

O livro está recheado de receitas salgadas e doces, petiscos e pratos principais, nacionais e internacionais. Cada receita neste livro conta um pedacinho da história de alguém, cada ingrediente narra um momento em família, uma tarde com a mãe, um almoço na casa da vovó ou um dia rico de aprendizado no curso Cozinheiro Industrial.

A dedicatória do livro reconhece também alguns participantes especiais nessa jornada: os familiares que dividiram seus saberes e a técnica Patrícia Figueiredo que conduziu todo o processo. O agradecimento se estendeu também ao técnico Tiago Melo e à agente de inclusão Andreza Talita que acompanharam a turma.

Sergio Mendes, superintendente da AEB, expressou sua emoção, destacando que o evento reflete o lema “Façamos tudo com amor” de forma concreta. Ele ressaltou o envolvimento desde o início, não apenas dos estudantes e técnicos, mas também dos parlamentares, equipe administrativa e outros colaboradores, criando um elo significativo desde o serviço até aos familiares dos participantes.