CAEI Shekinah

CAEI Shekinah

Centro de Acolhida Especial para Idosos

A Assistência Social é uma politica pública que visa assegurar o direito de todo cidadão que dela necessitar, por meio de benefícios, programas e projetos. Sabe-se que a desigualdade social é um fenômeno que se perpetua no Brasil, que fomenta a segregação e exclusão dos menos favorecidos.

A Lei 16.544/2017 prevê a garantia dos direitos da população em situação de rua, a partir do acolhimento temporário e/ou permanente nos serviços socioassistenciais. A Lei é clara assegurando a população de rua serviços e programa de politicas publica com qualidade sem descriminação

O Centro de Acolhida Especial para pessoa idosa compreende serviço da proteção especial de alta complexidade, com tipificação aprovado pelo CNAS, na qual o público prioritário é a pessoa 60+ com vínculos fragilizados e/ou vínculos rompidos com a família. Além dos vínculos rompidos, o desafio a atuação das equipes, no cotidiano do trabalho, está relacionado ao perfil sócio demográfico do convivente e a sua inter-relação com as diversas vulnerabilidade no âmbito psicológico sócias e culturais

Atualmente o público 60+ vem ganhando espaço na mídia, nas universidades, nos debates e coletivos. As discussões tem se ampliado bastante por conta da projeção do Brasil

Segundo dados do IBGE no ano base da pirâmide etária compreendia a população etária entre 0-34 anos e que se estima que em 2030 até 2050 haverá mais pessoas idosas em desfavor de crianças, jovens e adultos.

É neste contexto que Centro de Acolhida Especial para pessoa idosa em situação de rua se apresenta como um serviço pensado na pessoa idosa, independente de seu local de origem, mas em sua condição de vulnerabilidade.

Cabe destacar o compromisso da entidade e seus colaboradores em garantir a efetivação dos princípios e diretrizes do SUAS e do LOAS, a partir da aplicação da teoria/pratica dos conteúdos das atividades desenvolvidas junto aos usuários

Usuários:

  • Pessoas Idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, em situação de rua e de Vulnerabilidade social.

Objetivo: 

  • Atender e possibilitar à pessoa idosa a proteção integral, social e especial.
  • Promover acolhimento provisório para pessoas idosas que se encontre em situação de rua
  • Promover maior autonomia e a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, desenvolvendo ações especializadas para superação das situações violadoras.
  • Garantia da Cidadania e dos Direitos Humanos
  • Respeitar à dignidade do ser humano, garantindo direito social, civil, econômico e cultural.
  • Construir processo de saída das ruas, respeitando-se as modalidades de atendimento ou da situação da população atendida.
  • Promover ações para a reinserção familiar e comunitária

Formas de acesso

Todo encaminhamento aos Centros de Acolhida à População em Situação de Rua é realizado pelos serviços municipais ou outros serviços socioassistenciais, políticas públicas e órgãos.
Caso identifique pessoas em situação de rua, você pode solicitar o atendimento social à Prefeitura através do portal SP156.

Contato

Responsável: Ludmilla
E-mail: [email protected]
CNPJ: AEB 61.705.877/0001-72
Endereço: Rua Madre Rita Amada de Jesus, 135 – Granja Julieta. São Paulo/SP. CEP 04721-050
Telefone: (11) 2307-3717
Mídias: