Todo mês de maio renovamos nosso compromisso com a proteção de crianças e adolescentes. Neste ano não foi diferente. Em nossos serviços aconteceram diferentes ações de maio laranja marcando o mês de enfrentamento ao abuso e à exploração das crianças e adolescentes. Veja algumas delas:
Jogo lúdico
Na Vila Reencontro Pari, a equipe de colaboradores explorou sua criatividade para abordar o tema do dia 18 de maio com os moradores. Os Assistentes de Campo desenvolveram um jogo chamado “Protegendo a infância”, com objetivo de conscientizar os perigos e informar os dados de forma lúdica. Neste jogo, as crianças tinham o desafio de responder perguntas para pontuar. Enquanto as perguntas estimulavam o pensamento crítico, as cartas de sorte ou revés trouxeram elementos inesperados presentes em todo jogo de tabuleiro, e as cartas de informação acrescentavam dicas essenciais para completarem o objetivo. Como resultado, o jogo teve impacto positivo evidente, promovendo a educação sobre exploração sexual infantojuvenil e fortalecendo a união e proteção mútua entre as crianças da Vila Pari. Similarmente, a atividade “farol do toque” provocou reflexão e atenção.
Contação de história
Entre os dias 13 e 16, a equipe do Cedesp embarcou em uma jornada de conscientização. Os colaboradores percorreram diversos Centros para Crianças e Adolescentes – CCAs, da própria região do Capão Redondo, com uma programação especial. Os encontros tiveram início com alongamento, seguido de uma bate-papo introdutório sobre a temática. Logo após, a equipe iniciava a contação de história, baseada na cartilha “Bem Me Quer, Mal Me Quer”, de Anna Luiza Calixto. A apresentação lúdica foi um importante recurso para abordar um tema tão sensível junto a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade.
Ação coletiva
A agenda do Cedesp no mês de maio já é bem movimentada há muito tempo, desde o início das ações de vacinação simbólica. Este ano, a vacinação simbólica ocorreu internamente no serviço, mas as ações ainda extrapolaram o alcance. Além da jornada nos CCAs, o Cedesp ainda se juntou a outros parceiros como SASF, Conselho Tutelar e Fábrica de Cultura para realizar uma ação coletiva.
O grupo se reuniu no principal ponto comercial da vizinhança, realizando uma movimentação chamativa. Com músicas, apresentações, faixas, cartazes, apitos e adesivaço, o grupo levou o assunto de abuso e exploração à atenção das pessoas que por ali passavam.
Formação em nossa Política
Pelo segundo ano consecutivo, realizamos no mês de maio a formação em nossa Política de Proteção à Criança e ao Adolescente – PPCA. Da mesma forma que ano passado, a capacitação teve como objetivo apresentar a PPCA a colaboradores internos que possam replicar o conhecimento em seu serviços.
O grupo participou de discussões sobre o tema, refletindo também sobre as ações necessárias para que a proteção seja efetiva.
Como você se envolve?
A proteção de nossas crianças e adolescentes depende de cada um de nós. Você pode acessar nossa PPCA aqui e se inteirar sobre o assunto. Assim como nós, sua igreja ou trabalho também podem criar uma Política de Proteção. Que tal você propor isto ao responsável ou até mesmo já preparar ações de maio laranja para o próximo ano?