Passeios culturais para idosos contribuem com a sua reinserção social

Passeios culturais para idosos contribuem com a sua reinserção social
10/08/2023 Comunicação AEB

Promover a proteção social de pessoas idosas que estavam em situação de rua é muito mais amplo do que apenas garantir acolhimento e alimentação. Ao mesmo tempo, para construir autonomia delas e contribuir com sua reinserção social, a equipe de um Centro de Acolhida Especial para Idosos – CAEI deve propiciar diferentes vivências e experiências que agreguem à sua visão de mundo e criação de novos caminhos. Por isso, nossos serviços oferecem atividades diversas, incluindo programações culturais. Veja os passeios culturais que fizemos recentemente para os idosos:

Passeio cultural ao Museu do Ipiranga

No dia 02 de agosto, os idosos do CAEI Centro fizeram um agradável passeio cultural ao Museu do Ipiranga. O museu se especializa em história e cultura material, apresentando registros importantes da narrativa de formação do Brasil.

Os atendidos conheceram o espaço, originalmente projetado como um monumento de comemoração à Proclamação da República, totalmente restaurado após uma interrupção de 9 anos das atividades. Definitivamente, o passeio cultural e as variadas exposições do museu encantaram os idosos,  promovendo sociabilidade e cultura. 

Visita guiada ao Museu Catavento

No dia 06 de agosto, graças à parceria com o programa City Tour São Paulo, as pessoas idosas do CAEI Shekinah realizaram um passeio cultural no Museu Catavento. O museu se especializa em ciências e tecnologia, despertando a curiosidade e transmitindo conhecimento através de muita interação.

Primeiramente, os atendidos passaram pela seção Engenho, onde observaram as descobertas feitas pelo homem em física e química. Posteriormente, os idosos exploraram a seção Vida, compreendendo a evolução e diversidade da vida no planeta terra. Por último, os idosos visitaram pela à seção Universo, onde aprenderam mais sobre o sistema solar e outras curiosidades astronômicas.

Após tantas informações e experiências, os idosos lancharam e retornaram ao CAEI com assunto para semana toda. O passeio proporcionou muita diversão, conhecimento e fortalecimento de vínculos, resultando em memórias e histórias para contar.