Você conhece os benefícios dos jogos para idosos?

Você conhece os benefícios dos jogos para idosos?
16/01/2023 Comunicação AEB

Entre os principais transtornos que acometem as pessoas da terceira idade, estão as deficiências cognitivas, principalmente as relacionadas com a perda da memória. Os jogos para idosos trazem benefícios que ajudam a combater e a prevenir algumas dessas doenças, além de facilitar as atividades cotidianas.

O bingo é um jogo bastante conhecido e que também pode trazer benefícios. Ele é um ótimo exercício mental para os idosos, já que, por mais simples que possa parecer, desenvolve a atenção e a coordenação motora, já que o jogador precisa ouvir o narrado e preencher a cartela rapidamente.

Além disso, o bingo pode ser um momento de convívio social prazeroso, o que é primordial para manter a felicidade e a motivação dos idosos. Durante os jogos, eles aproveitam para rever os amigos, conversar e conhecer novas pessoas, fatores relevantes para a saúde emocional.

As pessoas idosas foram convidadas a participar de um bingo. Os residentes que fizeram bingo ganharam kits de bijuteria e toalhinhas, alguns residentes que não tem o hábito de fazer as atividades também jogaram.

O jogo foi realizado na área externa da casa, a programação foi instruída verbalmente e todos compreenderam. Durante o bingo os residentes foram auxiliados pela psicóloga e pelas orientadoras socioeducativas. O jogo de Bingo exerce um papel importante para a aquisição de conhecimentos, conceitos, estimula a imaginação, promove o raciocínio lógico, contribui para a organização do pensamento, exigindo atenção e concentração.