18 de maio é marcado por atividades e rodas de conversas em projetos

18 de maio é marcado por atividades e rodas de conversas em projetos
20/06/2022 Amanda Pucci

– Por Amanda Pucci 

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data ficou marcada em memória à Araceli Crespo, que tinha 8 anos de idade quando foi sequestrada e assassinada. 

Todos os dias crianças e adolescentes são expostos a diversos tipos de violência e em diferentes ambientes, então é um momento ótimo para que haja um debate com pais e responsáveis sobre esse assunto tão importante. 

Diversos projetos da AEB acolhem crianças, jovens e seus familiares, então pensando em levar conhecimento e informação para os acolhidos o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e Centro de Acolhida Especial para Famílias – Lar Samaritano (CAEF – Lar Samaritano), realizaram várias atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O CEDESP realizou um fórum interno nos dias 16 e 17 de maio com os jovens e no dia 18 foi realizado um evento articulado com o Centro para Crianças e Adolescentes do território. Durante o dia atividades como apresentação de teatro de fantoches e cordel da conscientização, rodas de conversas com as crianças e adolescentes e a vacinação simbólica. 

No CAEF – Lar Samaritano durante todo o mês de maio foi desenvolvido alguns programas de sensibilização, orientação e prevenção contra o abuso infantil, por meio de rodas de conversas, vídeos, contação de histórias e dinâmicas educativas para abordar os conceitos referentes ao corpo, sentimentos, emoções e direitos das crianças.