Serviço realiza atividades de sensibilização no Dia da África

Serviço realiza atividades de sensibilização no Dia da África
25/05/2023 Comunicação AEB

No dia 25 de maio, a equipe do CAEF Lar Samaritano realizou uma sensibilização em comemoração ao “Dia da África”. Esta data representa a busca por união, desenvolvimento, democracia e liberdade aos países africanos.

O CAEF Lar Samaritano é um centro de acolhida para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, que tinham a rua como principal meio de sobrevivência. Atualmente, 55% do público atendido é imigrante e, destes, 60% são pessoas originárias de países do continente africano. Por conta disso, trazer um pouco da história e cultura nas atividades socioeducativas é fundamental para a representatividade dessa população. Além disso, estas ações contribuem com o combate à xenofobia através de práticas antirracistas.

Atividades de representatividade

Dentre as atividades, a equipe realizou uma oficina de bricolagem com tecidos africanos. Para isso, a marca de moda africana e afrodiaspórica Catumbela doou retalhos com diferentes estampas. Os conviventes fizeram a colagem em desenhos representativos que, ao final, compuseram um mural expositivo com as obras.

A equipe do serviço realizou uma apresentação com projeção de textos e imagens contextualizando sobre a libertação da África. Já a contação de história “Árvore do Baobá” trouxe a ludicidade através de um dos maiores símbolos tradicionais do continente.

Os participantes se comoveram ao contar o quão representativo e importante era ter a árvore por perto, assim como, algumas histórias assustadoras. Também houve diversos comentários sobre a culinária com seus frutos, a quantidade de água que se acumulava em seu tronco para sobreviver em épocas de seca, além de artesanatos feitos de sua raiz e tronco, entre outros. Foi uma enorme troca de informações e saberes, para aprendizado de todos que participaram na ação.

Todos da equipe local participaram das atividades, seja de forma direta ou indireta, contribuindo pro reconhecimento da importância e influência da cultura africana na formação da cultura brasileira.

Origem da data

Este dia 25 de maio foi definido como Dia da África pela ONU em 1972, por ser aniversário da Organização da Unidade Africana (1963), posteriormente substituído pela União Africana em 2002. Quer saber um pouco mais? Acesse essa matéria.