Idosos do CECOM realiza atividade “Meu Museu” com parceria da Pinacoteca de São Paulo

Idosos do CECOM realiza atividade “Meu Museu” com parceria da Pinacoteca de São Paulo
08/04/2021 Beatriz Cutrim

Há cerca de 7 anos a Pinacoteca do estado de São Paulo lançou o projeto educativo “Meu Museu”. O programa realiza visitas didáticas, onde parte do acervo do museu fica à disposição para os visitantes. 

Com o cenário pandêmico da covid-19, os idosos do CECOM não puderam fazer esse já tradicional passeio cultural, mas pensando no bem estar dos nossos velhinhos, a Pinacoteca de São Paulo trouxe a exposição para o projeto, já que os conviventes não puderam ir, o acervo veio até eles.

A atividade foi realizada com auxílio do material visual que o próprio museu enviou ao Centro de Convivência Otoniel Mota, devido a parceria entre ambos. A exposição “Bananas e Metal” de Pedro Alexandrino, foi apresentada pela psicóloga Simone Nogueira, que a partir das imagens desenvolveu as seguintes atividades: leitura de imagem; jogo da memória;  Explorando significado, motricidade e memória.

 

A segunda obra a ser exposta aos conviventes foi “O Violeiro” de José Ferraz de Almeida Junior, os idosos executaram as atividades de jogo de memória musical, localização e leitura de imagem. As dinâmicas foram desenvolvidas em grupo e individualmente, com o objetivo de estabelecer diálogo, explorar a estimulação da linguagem, atenção, memória e socialização. 

Todos os idosos do CECOM ficaram deslumbrados com as obras de arte, e muito empolgados para a próxima exposição do “Meu Museu”.