Dois conviventes do Cecom participam do Fórum da Pessoa Idosa

Dois conviventes do Cecom participam do Fórum da Pessoa Idosa
18/04/2023 Comunicação AEB

Em abril, duas pessoas idosas que convivem em nossa instituição de longa permanência, Cecom, participaram da plenária no Fórum da Pessoa Idosa da região do Capão Redondo. Os fóruns são importantes instâncias políticas de participação social, onde as pessoas que são diretamente interessadas podem opinar e contribuir com as decisões municipais que lhe dizem respeito.

Os dois conviventes do Centro de Convivência Otoniel Mota – Cecom foram ao evento no dia 18 de abril juntamente à psicóloga e à enfermeira do serviço, que os acompanharam durante toda a programação. O coral do NCI Vida Ativa fez a abertura da tarde e em seguida a Executiva se apresentou, falando da felicidade de estar em um espaço de participação e que os idosos são protagonistas nesse processo.

A plenária abordou questões de transporte público, eleições do conselho municipal do idoso e da conferência municipal de saúde. Algumas pessoas idosas atuantes do território reivindicaram problemáticas que acontecem em suas rotinas diárias no território, exemplificando com vivências individuais e coletivas.

Para terminar o encontro, um professor ministrou uma aula de dança de afromix e todos desfrutaram de um café da tarde comunitário.

Essa participação possibilita ao idoso atuar como sujeito de sua própria história, podendo propor políticas e atividades de proteção no Município. O fórum é uma das formas de exercer a cidadania e papel de sujeito de direitos, podendo não só fazer reivindicações e denúncias, como atuar ativamente no sentido de resolvê-las.