AEB realiza 4ª Vacinação Simbólica para o dia 18 de Maio

AEB realiza 4ª Vacinação Simbólica para o dia 18 de Maio
29/05/2017 zweiarts

Há três anos, a AEB iniciou uma ação de vacinação simbólica para lembrar o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Quem é vacinado, se compromete a proteger as crianças e adolescentes.

No último sábado (20/5), os projetos Vidas em Jogo, CEDESP, Criar&Tocar e CECOM da AEB Sul realizaram mais um evento para relembrar, não só o dia, mas também a causa dessa luta.

Todas as atividades foram realizadas com a intenção de combate e conscientização, como um “aulão” de jiu-tsu de defesa pessoal para a comunidade, uma apresentação do Criar&Tocar com a canção “Choro de uma Criança” de Ton Carfi e a própria vacinação simbólica durante o evento.

Outra atração que emocionou o público foi a do jovem João Victor Silva dos Santos de 19 anos, aluno do curso de Cabeleireiro do CEDESP, que cantou um rap falando sobre a valorização da infância. Para João Victor, se apresentar em público é um grande prazer. Veja a sua apresentação aqui.

“Pra mim é bom lidar com público, é gostoso. E essa energia, essas palavras que o pessoal traz é um gás pra mim, isso é da hora pra mim”, contou alegre.

A ação mobilizou a comunidade do Capão Redondo, os colaboradores da AEB e também os beneficiários dos projetos, enchendo o espaço em um momento de sensibilização para denunciar o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Para a agente educacional do Vidas em Jogo, Elisangela A. Cardoso Pires, o assunto não deve ser lembrado somente no dia 18 de Maio, já que a violência é um mal presente na sociedade.

“Eu acho que não é um tema pra se viver só no mês de maio. Eu acho que é um tema pra se falar sempre, todo dia. Não é pra cair no esquecimento, para que eles também não esqueçam de denunciar”, afirmou.

Além da preocupação com a ação, os projetos da AEB Sul se responsabilizam com as demandas posteriores diante aos casos que surgem por conta da abordagem do tema, devendo comunicar os órgãos garantidores da segurança e proteção da vítima.

“A partir do momento que a gente começa trabalhar, começam a surgir casos e a gente tem toda a preocupação de como vai lidar com esses casos, acionando os sistemas de garantia de direitos, conselho e família”, afirmou Katia Azevedo Dantas da Silva, Gerente do CEDESP AEB.

O Reverendo da Igreja Presbiteriana do Valo Velho e capelão da AEB Sul, Geraldo Magela também participou do evento e usou a Bíblia para mostrar a preocupação de Deus com a proteção dos pequenos, bem como das minorias da sociedade. Veja o depoimento completo do reverendo aqui.

“O Senhor Jesus, além de ser o Senhor, o Salvador e o próprio filho de Deus, foi o protetor de todas as pessoas marginalizadas, de todas as pessoas colocadas à margem da sociedade. E isso há dois mil anos atrás, mas que continua em vigor na nossa atualidade. Mulheres são colocadas em segundo plano, negros são colocados em segundo plano, crianças são colocadas em segundo plano e o Senhor Jesus saiu em proteção de todas essas minorias, pagou um alto preço pela vida de cada um”, destacou.

Ele ainda chamou a atenção dos adultos sobre a responsabilidade de garantir a proteção das crianças.

“Cabe a nós a responsabilidade. As crianças são um presente de Deus para nós, um presente de Deus para a nossa vida e para a nossa sociedade e nós precisamos amá-las, respeitá-las, promover tudo que for preciso para proporcionar um crescimento sadio, até porque diante desses traumas, muitas crianças ficam sem criatividade, o potencial que elas têm não é desenvolvido na sua vida futura”, afirmou.

Graças ao engajamento e aderência de mais pessoas, este ano o evento teve o maior público desde seu início, em 2014. A AEB agradece a participação de todos e continua com seu comprometimento para proteger crianças e adolescentes. Junte-se a nós nessa luta e não fique calado, disque 100 se souber de casos de violência.