Maestro Knut visita Criar & Tocar

Maestro Knut visita Criar & Tocar
31/03/2015 zweiarts

Nesta semana, o projeto Criar & Tocar recebe a visita do Maestro Knut Andreas, atual regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim.

Apesar da sua pouca idade – Knut tem 36 anos – o maestro alemão é o Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum da cidade de Potsdam, na Alemanha.

A visita de três dias ao projeto tem por objetivo conhecer o Criar & Tocar e estreitar os laços para uma possível parceria no futuro, mais precisamente, para a realização de um workshop em junho deste ano.

Acompanhado pelo coordenador do Criar & Tocar, o Maestro João Gurau, Knut participou de uma roda de conversa com os professores para trocar experiências e culturas, na segunda-feira (30/3).

No dia seguinte (31/3), a Orquestra A do projeto se apresentou para o maestro alemão que se comoveu com a qualidade e talento dos jovens músicos. “Depois da apresentação, fiquei ainda mais impressionado com a técnica deles”, confidencia Knut.

Quando voltar à Orquestra Jovem de Berlim, o Maestro alemão vai relatar sobre a disciplina que a Orquestra do Criar & Tocar tem: “É visível a concentração com que eles tocam; é uma dedicação muito intensa”.

Knut acredita que levará um presente valioso para sua própria Orquestra: “O amor que eu vi com que os alunos tratam seus próprios instrumentos me emocionou muito”, relata Knut.

Já para o Maestro Guirau, esse contato com o Knut trouxe uma troca de experiências importante para o nosso crescimento. “Foi muito interessante ver um maestro alemão regendo Beethoven. Com essa curta regência, eu aprendi muito e os alunos vibraram”, descreve Guirau.

Hoje (1/4), os dois maestros se reúnem novamente no projeto para acertar os detalhes deste promissor relacionamento e aproveitam para dar continuidade ao intercâmbio cultural e musical.