Casa Porto Seguro participa de Feira de Economia Solidária

Casa Porto Seguro participa de Feira de Economia Solidária
12/05/2016 zweiarts

Entre os dias 5 e 7 de maio, a Casa Porto Seguro participou pela primeira vez da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, no Vale do Anhagabaú. A Feira é organizada pela Encubadora de Economia Solidária do Cambuci.

A ação é fruto de trabalhos  e discussões sobre inclusão ao trabalho através de propostas que não houvessem a necessidade de ter uma carteira assinada.

Todo o trabalho desenvolvido com este foco em empregabilidade é feito conjuntamente com a UNISOL, que promoveu cursos e pesquisas, com a SMDHC  (Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania), a SMDTE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego), o POT (Programa de Orientação ao Trabalho) e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assitência Social).

O Programa de Orientação ao Trabalho paga uma bolsa salário para conviventes que estão envolvidos em projetos no segmento de hortas urbanas, no qual a Casa Porto Seguro é considerada pioneira.

Oito atendidos da casa participaram da feira. Foram eles: Everton Nelil da Silva, Valtenir Batista Soares, Jose Antonio Reis, Gerson Gonçalo da Silva, Cicero Wellington Alves, Jose Alves dos Santos, Michel Leonardo Delamartes e Nicanor Nunes. Todos estes homens são também multiplicadores do Projeto Horta Suspensa.

Para continuar o plano de trabalho, a Casa Porto Seguro realiza um processo intitulado como “Projeto Painel”, que terá cada multiplicador como referência e coordenador de um painel de exposição de materiais produzidos na Casa, sejam eles da área de construção civil, artesanato ou hortas urbanas. O objetivo é que estes produtos sejam levados à feiras e eventos específicos. Sendo que o dinheiro arrecadado nas vendas será distribuído para a equipe do painel em exposição.

Segundo o Gerente de Serviços da Casa Porto Seguro, Dinei Spadoni, a feira foi um primeiro passo de outros trabalhos que ainda serão realizados futuramente. “ O primeiro evento foi a feira solidária, onde expomos as mudas de temperos e ervas produzidos na horta da casa. Outros trabalhos entrarão em exposição assim que terminarem a formação e as equipes estiverem fortalecidas para o processo.