Jovens do CJ visitam Casa Porto Seguro

Jovens do CJ visitam Casa Porto Seguro
23/06/2015 zweiarts

Em significativa iniciativa de ajudar os conviventes da Casa Porto Seguro, os jovens do Centro para Juventude Henrique Guedes organizaram uma campanha de agasalhos, cuja entrega  aconteceu hoje (18/6) .

Tudo começou com uma conversa entre a educadora Célia Lopes e os jovens que resolveram fazer uma campanha que pudesse ajudar o próximo. “Em um trabalho com os jovens sobre  projeto de vida,  nós fizemos um levantamento do que eles desejavam fazer ao próximo e eles falaram que queriam fazer uma arrecadação de roupa, já que o inverno está chegando”, contou Célia.

A responsabilidade da organização e execução foi toda dos jovens, que fizeram a arrecadação, triagem e limpeza dos agasalhos. A motivação para visitar a Casa partiu do desejo dos jovens em conhecer a realidade dos conviventes.

Para os alunos do curso de Auxiliar Administrativo do CJ Paloma Ribeiro do Nascimento, de 17 anos, e Kauã Gomes da Silva, de 16, a experiência contribui para enriquecimento e benefício deles próprios que conseguiram enxergar as pessoas em situação de rua com uma perspectiva diferente do comum.

“Querendo ou não, o jovem de hoje imagina uma realidade totalmente diferente do que é. Eles acham que todo morador de rua é ladrão ou usuário de drogas. E, na verdade, não. Eles só precisam de alguém que os apoie, que os ajude e incentive”, afirma Paloma.

Os conviventes também ficaram felizes com a visita. Assim como contou Fernando Cesar, de 47 anos, que está no projeto há 4 anos.  “Para mim, foi muito bom conhecer essas crianças novas. Foi gratificante”, contou Fernando com um sorriso no rosto.

Para o coordenador da Casa Dinei Spadoni, a ação foi satisfatória por se tratar de adolescentes.  “O que é uma surpresa pra mim é a mudança de olhar que acaba acontecendo e para os jovens isso fica mais forte. Quando é um adulto, ele tem um conceito e pronto, mas quando é um adolescente ele passa a visualizar de forma diferente, ou seja, esses homens vão deixar de ser invisíveis agora”, certifica Dinei.