
por Rev. Eber Coelho
Nós da Capelania da AEB temos visto a grande dedicação dos nossos colaboradores junto às muitas pressões que eles têm enfrentado. Diante disso, nosso Grupo de Trabalho preparou um formulário para compreender melhor este cenário. O Diagnóstico “Cuidando de quem cuida” revelou os principais desafios e também a importância do trabalho de nossa Capelania.
Sobre o Diagnóstico “Cuidando de quem cuida”
Nossa Capelania tem um papel importante no apoio, cuidado e fortalecimento da fé e das maneiras que enfrentamos as dificuldades e aproveitamos bem as oportunidade. Por isso, elaborou uma pesquisa intitulada: Cuidando de que cuida. Para facilitar a leitura do cenário atual, os colaboradores responderam a 2 perguntas principais:
A primeira pergunta era sobre situações que têm deixado a vida deles mais difícil ou pesada neste momento. Os itens que receberam mais respostas foram: as pressões financeiras, a dificuldade com problemas de saúde no corpo e demandas do emocional fragilizado.
Na segunda pergunta, os colaboradores responderam como costumam agir quando estão sob pressão. A maioria deles têm orado e praticado a sua fé em situações como essas. Junto desta resposta, muitos procuram ouvir música e conversar com os amigos.
Além disso, eles também tiveram espaço para comentarem o que quisessem (onde muitos expressaram gratidão e também seus desafios com muita sinceridade).
A atuação da Capelania
A Capelania pode atuar de muitas maneiras, mas este Diagnóstico demonstrou que os encontros devocionais que realizamos em alguns serviços, bem como os momentos de música e de roda de conversa são aliados importantes como um auxílio que podemos oferecer aos colaboradores da AEB.
Após o diagnóstico, a Capelania realizou um encontro com os gestores dos serviços, mostrando o resultado da pesquisa. O objetivo era mostrar com mais detalhes estas pressões e valorizar o fato de que podemos auxiliar no enfrentamento delas. Ao mesmo tempo, procuramos proporcionar um momento prático de cuidado com os sentimentos de cada um dos participantes, com uma dinâmica dirigida pela Pra. Mabel e um momento de leitura bíblica e reflexão em que o Pr. Sérgio mostrou o quanto dependemos de Deus para vencermos os desafios no cuidado com o próximo.