Há mais de 30 anos, iniciamos nosso primeiro serviço realizado para atender a população em situação de rua. Desde então, viemos contribuindo com a luta pelos direitos dessa população. Em consequência, o poder público vem confiando cada vez mais em nosso trabalho, selando importantes parcerias. Nesse ano de 2024, assumimos 3 novos serviços, sendo 2 deles voltados especificamente para homens. Entenda um pouco mais desses serviços:
CA Grants: um Centro de Acolhida para homens em situação de rua
No dia 7 de setembro, assumimos o Centro de Acolhida no antigo Hotel Grants. Desde 2022, o CA Grants havia sido executado por outra organização social. Com a finalização do contrato, assumimos a gestão. Todo novo serviço demanda cuidados específicos, desde assinatura de contratos, aberturas de contas exclusivas até organização de colaboradores. Porém, além da organização administrativa, é no trabalho humano que estão os maiores desafios. Com essa transição, a AEB trouxe sua experiência em atendimento de qualidade, fundamentado em princípios cristãos.
Desafios de um Centro de Acolhida
Assim como outros centros de acolhida, o CA Grants oferece oficinas lúdicas e socioemocionais, além de constante acompanhamento e incentivo à inserção no mundo de trabalho. Desta forma, o CA Grants não é apenas um abrigo, pois visa contribuir com a construção de uma nova trajetória para seus atendidos. Para esta jornada, é fundamental a boa convivência e dinâmica de comunidade. Por isso, a equipe preza por um atendimento humanizado e qualificado.
Outro grande desafio, é lidar com o contexto do entorno, que inclui comércios de bebidas. Por reunir pessoas que vieram de diferentes contextos, alguns enfrentam dificuldades com dependências. Esta problemática exige uma abordagem sensível e estratégias de apoio para evitar que a renda conquistada através do trabalho seja usada como escape para frustrações e recaídas.
República Recomeçar: uma república para adultos em situação de rua
Diferente de repúblicas comuns, em uma república da Assistência Social não há cobrança de aluguel ou qualquer taxa. Na República Recomeçar , o foco é oferecer condições para que homens, que já viveram em situação de rua e que estão em processo de reorganização, possam conquistar a moradia autônoma. Por isso, o serviço oferece não só a moradia coletiva gratuita, como também o acompanhamento qualificado para integração social e reconstrução de planos individuais.
Como a República já é considerado um serviço de “porta de saída” e exige certo nível de autonomia, os candidatos passam por uma entrevista antes de se tornarem moradores. A partir de então, os atendidos podem experimentar uma rotina próxima à de uma moradia independente: eles cozinham, lavam suas roupas, têm privacidade e são responsáveis pela organização do espaço. Além disso, participam de dinâmicas em grupo que desenvolvem habilidades sociais, emocionais e práticas, fundamentais para uma vida independente e cidadã.
Desafios de uma República
O desafio na República vai além de prover moradia; trata-se de auxiliar os moradores na reconstrução de sua individualidade e no planejamento para uma saída qualificada da rede de assistência social. Este processo considera aspectos emocionais, vícios e estigmas que podem afetar sua reintegração na sociedade.
Assim como no CA Grants, o serviço possui regras de convivência, criadas em assembleias coletivas e documentadas em regimentos internos. Na República, além das regras de respeito mútuo, há um enfoque em manter o ambiente limpo e organizado, respeitando o espaço coletivo. Um desafio peculiar nesse serviço, é conciliar os horários para as atividades e decisões coletivas, já que seus moradores trabalham.
Uma Jornada de Respeito e Reconstrução
Esses serviços representam um compromisso da AEB em apoiar as pessoas em situação de rua de maneira digna e transformadora. E sabemos que a conquista da tão esperada saída qualificada é uma jornada de acompanhamento contínuo.
Da mesma forma, as doações constantes fazem muita diferença para nossas ações. Desta forma, podemos buscar pelo atendimento cada vez mais adequado e qualificado.
Aproveite e faça uma doação. Contribua com o atendimento especializado para que mais pessoas saiam das ruas e reconquistem a moradia autônoma.