Educação infantil a distância durante a pandemia: CEI Vila nova Cachoeirinha conta como está sendo o processo

Educação infantil a distância durante a pandemia: CEI Vila nova Cachoeirinha conta como está sendo o processo
30/06/2020 Beatriz Cutrim

– Por Sabrina Fabris, Cassiane Cortez e Beatriz Cutrim

 

Diante da situação de pandemia e suspensão das atividades presenciais nos CEIs e escolas, estamos utilizando recursos midiáticos, que antes eram poucos utilizados, para dar continuidade ao processo de desenvolvimento dos bebês e crianças, bem como aprimorar os fazeres pedagógicos com leituras, estudos reflexivos e reuniões com a equipe de professoras do CEI. 

Neste momento entendemos a importante também de estreitarmos a parceria entre escola e família para juntos seguirmos em continuidade às propostas de desenvolvimento, tendo como eixo as brincadeiras e interações. De início, entramos em contato com os responsáveis para mapearmos o acesso a tecnologia e convidar os que ainda não participavam do nosso grupo no facebook. 

A Secretaria Municipal de Educação encaminhou ao endereço dos bebês e crianças matriculados no CEI o material Trilhas de Aprendizagem, com propostas para a faixa etária de 0 a 3 anos. Compreendemos que os planejamentos elaborados para os bebês e crianças devem seguir em consonância com o material Trilhas, pois assim  todos podem ter acesso seja pela internet e/ou pelo livro físico entregue na casa dos bebês e crianças.

Criamos também um questionário online para a comunidade escolar, disponibilizado em nosso grupo do facebook, visando fortalecer o vínculo com os familiares e responsáveis, buscando estratégias de ações e mapeamentos de informações solicitadas pela Diretoria de Ensino. Estamos sempre em contato com as famílias através do grupo do facebook e por telefone.

A organização realizada para as experiências são norteados pelos seguintes documentos: Currículo da Cidade de São Paulo para a Educação Infantil e Padrões Básicos da Educação Infantil Paulistana. Temos como eixo principal para a construção do nosso planejamento os Princípios éticos, políticos e estéticos presentes nos Padrões.

Nessa linha de pensamento ao elaborar: seja uma brincadeira, história, conversa, experiências, nos faz refletir sobre a apresentação das propostas aos bebês e crianças, pautadas nos princípios. “Princípio ético: ligados a autonomia e ao respeito às diferentes culturas e identidades. Princípio estético relacionado à sensibilidade, a ludicidade e a criatividade e o princípio político que diz respeito ao exercício da criticidade, dos direitos das crianças e da prática pedagógica democrática.” (Padrões Básicos da Educação Infantil Paulistana, página 12). 

De acordo com o Currículo da Cidade de São Paulo a Educação Infantil, segue: 

“É importante considerar que há muita diferença entre um adulto que fica diante de uma tela durante oito horas seguidas, ou um bebê que é exposto a isso. Este último ainda está consolidando o seu corpo, aprendendo movimentos e adquirindo posturas. Por isso, as crianças precisam de tempo longe das telas para se desenvolver, movimentar-se, fazer amigos e investigar o mundo.(…)” (página 121)

Frente aos documentos para a Educação Infantil e orientações da Secretaria Municipal de Educação as atividades/brincadeiras planejadas contemplam bebês e crianças em uma proposta, postada diariamente em nosso grupo do facebook, mostrando aos familiares as mais diversas possibilidades de realização. No planejamento para apresentação da brincadeira é realizado uma introdução com base nos documentos utilizados a fim de mostrar aos familiares a importância da proposta, bem como as possibilidades de desenvolvimento para realizar a atividade. 

Para o planejamento da equipe realizamos reuniões para discutir os processos a serem realizados, bem como tratar de questões pertinentes ao momento. Estabelecemos um calendário com as propostas gerais a serem realizadas para que todos se organizem previamente, garantindo maior aproveitamento do tempo e redução da ansiedade. Na segunda-feira é encaminhado às professoras o calendário da semana. 

A equipe tem se mostrado muito unida, participativa frente aos desafios que encontramos no caminho, posso dizer que foram pedras, e que a cada uma que surge em nosso caminho nos fortalecemos e juntas estamos nos reinventando para que tenhamos momentos significativos de aprendizado e reflexão. Agradecemos a nossa equipe do CEI Vila Nova Cachoeirinha pelo empenho e dedicação! Agradecemos também aos responsáveis e familiares dos bebês e crianças que têm participado e interagido conosco!

Depoimento professora Tamara

No início tivemos dificuldade com a comunicação devido a cada um entender uma coisa, principalmente aos processos a serem realizados. Aos poucos nos alinhamos, até mesmo porque o grupo é grande e com a divisão dos mesmos para discussão e planejamento, o meu por exemplo, era composto de nove pessoas diferentes de trios ou duplas, mas também é bom pois são maiores as possibilidades.

Fomos nos ajustando, pesquisando, trocando ideias e montando nosso planejamento. A princípio um dava uma ideia e todos queriam a mesma. Fomos nos ajustando e diversificando para não ficar repetitivo. Tudo que é novo gera certa insegurança, saiamos da zona de conforto e tivemos dificuldade no grupo até mesmo de colocar no papel e surgiram alguns apontamentos e questionamentos como: por onde começo? Será que ficou bom? Tenho dificuldade com a tecnologia? Não gosto de gravar vídeo? Entre outras e aos poucos fomos nos familiarizando com as novas descobertas e estratégias. 

Mas enfim conseguimos montar o planejamento do grupo, respeitando o tempo de cada um, devido ao grupo terem perfis diferentes os mais agitados igual a mim,  que já quer tudo para ontem, risos, prefiro eliminar tarefas do que deixar para fazer depois, mas viva as diferenças é uma troca. Agente agita e eles nos acalmam. Por isso nesse grupo um vai incentivando o outro, ajudando e cobrando do outro para realizarmos tudo no tempo combinado, mas agora já entenderam o processo a ser realizado.

Depoimento professora Geyssa

Não sinto dificuldade para realizá-lo e acredito que durante esses dias o período de isolamento nos permite ter mais tempo para pesquisar, organizar, elaborar e desenvolver um bom planejamento com apoio e pesquisas nos documentos e mudanças sugeridas nos norteadores da educação infantil. Como, o Currículo da Cidade de São Paulo, entre outros.

Além de pensar em maneiras, recursos e sugestões para publicar no canal de comunicação á todas as famílias atendidas pela nossa instituição para que pratiquem em casa com os bebês, crianças, utilizando materiais e recursos que pertence ao cotidiano e ambiente familiar dos mesmos.