A Jornada de desenvolvimento na AEB: tudo começa pelo acolhimento

A Jornada de desenvolvimento na AEB: tudo começa pelo acolhimento
10/02/2024 Comunicação AEB

A jornada de desenvolvimento de cada pessoa que atendemos acontece em três pilares: acolhimento, participação e autonomia. Por trás de cada uma dessas três simples palavras existem muitas outras etapas, exigindo estratégias, reflexão e muitos profissionais dedicados. Por isso, simplificar toda a jornada de desenvolvimento em apenas três passos é, tão somente, tornar mais compreensível os principais objetivos em comum entre nossos serviços tão diversos. Conheça abaixo um pouco mais sobre nosso Acolhimento, pelo exemplo do nosso CEI Vila Nova Cachoeirinha:

 

Acolhimento desde a recepção na unidade

“Quando uma família nos visita pela primeira vez, temos como propósito transmitir a essência e os valores da AEB. Pois queremos, pelas nossas ações, transformar histórias” (Equipe gestora do CEI Vila Nova Cachoeirinha)

No Centro de Educação Infantil da Vila Nova Cachoeirinha a ação permanente de acolher viabiliza ações humanizadas desde a primeira visita à unidade, ou seja, no ato da matrícula. Neste momento, a equipe apresenta não só os espaços do CEI, como também a proposta pedagógica e a dimensão da Associação Evangélica Beneficente. Mas o acolhimento não existe em uma conversa onde apenas a unidade fala. É por meio da escuta da família que a equipe promove o vínculo. Por isso, logo na entrevista de matrícula, o CEI disponibiliza a ficha de particularidades para conhecer as especificidades necessárias com objetivo de estreitar o diálogos com as crianças e seus familiares.

 

A jornada de desenvolvimento para o ser integral

“A adaptação pode ser entendida como esforço que a criança realiza para ficar bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas, onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está acontecendo o ambiente da Instituição, mas contrário do que o termo sugere não exclusivamente dela adaptar- se a nova situação, depende também da forma como é ACOLHIDA.”
(ORTIZ, Revista Avisa Lá)

Quando crianças ingressam no CEI, os colaboradores acolhem as suas ansiedades, medos e inseguranças. Isso ocorre pois compreendem que o diálogo é o início da ação permanente de acolher. A equipe acalanta, abraça… Ela busca a excelência de atendimento desde o primeiro contato, por meio das especificidades e detalhes de cada um, sejam necessidades físicas ou emocionais. Assim inicia a construção de vínculos e trajetórias que fortalecerão as histórias de vida daquelas crianças e bebês que atendem.

 

Nada melhor do que ouvir de uma própria mãe

No início de 2024, a gestão do CEI Vila Nova Cachoeirinha foi surpreendida com um lindo depoimento gravado em vídeo pela Angélica, mãe das pequenas Olívia e Alice. Ambas são atendidas na unidade desde agosto de 2023. No seu depoimento, ficou claro como o trabalho de equipe impactou sua história e trajetória. Confira o depoimento na íntegra no vídeo abaixo:

“Tenho muita gratidão no coração, porque nós chegamos num momento muito sensível. Mas tivemos a grata surpresa de termos pessoas tão comprometidas com o trabalho que nos acolheram de maneira muito especial.[…]Eu percebi que não só as meninas foram acolhidas de maneira tão extraordinária, mas eu também me senti acolhida, também me senti respeitada. Também senti que as minhas lágrimas eram percebidas. E isso foi muito enriquecedor, foi muito humano.”

Ao verbalizar a sua experiência e o acolhimento recebido, Angélica narra um exemplo de como a jornada de desenvolvimento vem sendo realidade aqui na AEB. Acreditamos que, assim como na história da Angélica, o acolhimento é fator primordial para o desenvolvimento pessoal e familiar. E é desta forma que honramos o Projeto Político Pedagógico da CEI Vila Nova Cachoeirinha, fortalecemos nosso propósito de “fazer tudo com amor” enquanto AEB, ; e também contribuímos, em última instância, com a redução de desigualdades na sociedade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Gostaria de saber mais sobre a importância do acolhimento na Educação Infantil? Comece por esta matéria do Instituto Avisa Lá.