ODS nos centros de educação: equipes abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ODS nos centros de educação: equipes abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
17/09/2024 Comunicação AEB

Entre os meses de agosto e setembro, alguns Centros de Educação Infantil – CEIs abordaram a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS com famílias e crianças. Enquanto o CEI Vila Nova Cachoeirinha aproveitou para abordar o tema no Dia da Família, o CEI Jd. Monte Azul realizou ações com suas professoras e crianças. Confira:

Objetivo 3: Saúde e bem-estar

O objetivo 3 visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Pensando nisso, naquela manhã gelada de agosto, a equipe do CEI Vila Nova Cachoeirinha abordou três práticas, visando o bem-estar dos bebês e dos responsáveis.

Através da Massagem Shantala, os suaves exercícios trouxeram relaxamento ao bebê. Esta prática milenar tem origem na índia, e é considerada técnica importante para, por exemplo, aliviar cólicas do bebê. A equipe também orientou sobre a transição de utensílios, compartilhando informações importantes para que os bebês e crianças usem itens adequados ao seu desenvolvimento. Posteriormente, a equipe convidou uma podóloga para compartilhar com os familiares a importância dos cuidados com seus pés.

Objetivos 14 e 15: Via na água e vida terrestre

Os objetivos 14 e 15 prevêem a conservação e uso sustentável dos recursos presentes nos oceanos, mares, solos e florestas. A equipe trouxe em suas ambientações os cuidados com a vida terrestre e vida na água. Em seguida, para tornar o momento mais lúdico, as famílias brincaram com seus bebês no Jogo dos animais e pescaria.

Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis

No CEI Jd. Monte Azul, as ODS foram tema para estudos formativos das professoras e propostas pedagógicas para as crianças. Um tema que vem sobressaindo é o meio-ambiente, principalmente relacionado ao descarte correto de resíduos.

Diante disso, um dos objetivos enfatizados nos estudos o foi o ODS 12, que prevê garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis. Para acrescentar na discussão, também foi abordado o Currículo Ambiental municipal, criado pela Secretaria Municipal de Educação.

Para oportunizar que os bebês e as crianças possam aprender sobre o cuidado com a natureza, a equipe propôs as seguintes ações: Compostagem; Divulgação de locais para reciclagem de roupas, pilhas e eletrônicos; Busca por empresas que retiram óleo; Separação dos lixos orgânicos, recicláveis e não recicláveis.

Objetivos 2030 e além

Enquanto população mundial, estamos bem atrasados nos objetivos que nossas nações definiram em 2015. O importante é começar a praticar o quanto antes. A urgência inclui tomarmos ações práticas e compartilhar conhecimento. Por isso a importância de abordar o tema dos ODS nos centros de educação.

Sabemos que o trabalho é de formiguinha. E, para que o desenvolvimento seja de fato sustentável para nossos bebês e crianças, devemos nos engajar o quanto antes, visando não apenas um 2030 sustentável, mas um futuro sustentável.