Maio Laranja movimenta ações em toda a AEB

Maio Laranja movimenta ações em toda a AEB
31/05/2023 Comunicação AEB

A campanha Maio Laranja coloriu a AEB ao longo de todo o mês, através de ações de conscientização de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Apesar desta mobilização acontecer há alguns anos como uma ampliação do “18 de maio”, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo a oficializou recentemente. Em tempo, a Lei Federal nº 14.432 do ano passado registrou maio como o mês para ações efetivas e atividades de conscientização.

Por aqui, tivemos muito movimento. Veja abaixo algumas das ações:

Treinamento interno PPCA

No dia 17 reforçamos nosso compromisso com nossa Política de Proteção à Criança e ao Adolescente – PPCA. A capacitação reuniu aproximadamente 40 colaboradores dos nossos 22 serviços, com objetivo de sensibilizar e engajar o quadro pessoal na proteção da infância e adolescência.

O Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Institucional desenvolveu dinâmicas de reflexão sobre as infâncias ao longo do tempo, leitura de toda a política e uma acirrada gincana de conhecimentos. Todos os presentes se comprometeram com a causa, lendo em conjunto o Termo de Compromisso.

Programação especial no Cedesp e a tradicional Vacinação Simbólica

O serviço Cedesp, localizado no Capão Redondo, também organizou uma programação toda dedicada ao tema, contemplando desde crianças a adultos e parceiros locais.

Através de linguagens artísticas como o teatro de fantoches “Bulir com criança é crime”, o cordel da conscientização e a música “Nisso e naquilo ninguém pode mexer”, a equipe apresentou o tema aos mais novos. Estas atividades objetivaram lembrar que são sujeitos de direito, e que o Estado, a família e a sociedade são responsáveis pelos seus cuidados para crescerem protegidos e livres da violência.

Da mesma forma, para as outras faixas etárias, os dados estatísticos e “A história de um bicho papão” conduziram a reflexão.  A provocação lembrou a responsabilidade na vigilância, fiscalização e controle social das políticas públicas que compõem o sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente.

Inevitavelmente, a equipe também realizou a já tradicional Vacinação Simbólica. Esta, assim como a vacina na saúde, tem o propósito de prevenção, fazendo o devido alerta às violências contra crianças e adolescentes.

Atividade “Semáforo do toque” no CAEF Downtown

No serviço CAEF Downtown, que acolhe famílias, a orientadora socioeducativa promoveu a conscientização das crianças e adolescentes aos sinais de alerta e intenções suspeitas. De maneira descontraída, todos apontaram no “Semáforo do toque” as regiões do corpo que podem e não podem ser tocadas. Posteriormente, a equipe fez singelas pinturas de girassol, flor símbolo da campanha, nos rostos dos participantes.

A proteção às crianças e aos adolescentes precisa ser cultivada

Além dessas, outros serviços dos eixos de Educação Infantil, População em Situação de Rua e Desenvolvimento Comunitário realizaram várias ações. Todos os serviços receberam do Cedesp sementes de girassol como lembrete da necessidade do constante cultivo da proteção para que possam nascer lindas flores.

Por fim, os casos de violência e abuso contra crianças e adolescentes são reais e não podemos ignorar. Entenda um pouco mais do surgimento das campanhas “18 de maio” e “maio laranja” clicando aqui.