“Amor, Meu Velho Amor”: estagiários registram memórias de idosos em documentário

“Amor, Meu Velho Amor”: estagiários registram memórias de idosos em documentário
22/11/2023 Comunicação AEB

Entre agosto de 2022 e maio de 2023, a Instituição de Longa Permanência para Idosos CECOM recebeu um grupo de estagiários de psicologia. Os estudantes do Mackenzie desenvolveram um projeto de psicologia social e comunitária, que posteriormente virou um minidocumentário onde registram as memórias dos idosos.

O projeto de resgate memórias de idosos

Os estudantes iniciaram o projeto realizando as visitas, gerando conversas e convívio com os idosos residentes. Foi assim que surgiu a Rádio CECOM, um programa musical semanal de resgate de músicas e histórias. A programação incluiu os quadros dos mais diversos, contando com o envolvimento dos estudantes e também de cantores, dançarinos e contadores de histórias. Todo o conteúdo celebrou a diversidade de emoções humanas, resultando o último episódio em um mini documentário.

“Amor, meu velho amor”, um minidocumentário

Para o último episódio da Rádio Cecom, os estagiários Luana Lins e Leonardo Felipe criaram um mini documentário emocionante. Os vídeos registram memórias dos idosos e exploram diferentes facetas do amor, questionando se existe um amor para toda a vida através da pergunta: “quem foi a pessoa que você mais amou na vida toda?”. A pergunta promoveu o compartilhamento de narrativas diversas: algumas tristes, reflexivas, outras emocionantes e inspiradoras.

Os residentes acolheram a iniciativa calorosamente e os estagiários ouviram as experiências com muito respeito. Alguns contaram sobre sua famílias, enquanto outros falaram de amores de juventude, amor por animais e plantas.

Por fim, além de deixar uma marca emocional intensa nos participantes, o projeto também promoveu uma conexão intergeracional significativa. “Amor Meu Velho Amor” é mais do que um documentário; é um tributo às emoções humanas e à importância de valorizar as histórias que moldam nossa existência.

Você pode assistir a este Mini-Doc emocionante aqui.