De volta às aulas…..

De volta às aulas…..
12/05/2022 Amanda Pucci

– Por Amanda Pucci

Dilma da Silva Soares, é uma mulher de 65 anos acolhida num dos projetos da AEB o Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAEI Centro). Nascida em Pelotas – Rio Grande do Sul, veio para São Paulo aos 15 anos de idade em busca de uma vida melhor. Sua família era bastante humilde e Dilma tinha que ajudar na renda da casa, então logo começou no seu primeiro emprego em uma fábrica de enlatados e conservas, e isso fez com que não conseguisse concluir seus estudos, abandonando a escola na 8° Série. 

Dilma foi convidada por uma amiga para se mudar para Porto Alegre a fim de trabalhar, mas infelizmente não deu certo, pois era uma época complicada e vivia-se uma ditadura no país e assim foi obrigada a voltar para São Paulo. Sem estudo e emprego passou por desafios e dificuldades que a levaram a situação de vulnerabilidade social. 

Dona Dilma foi acolhida no CAE Idosos no dia 16 setembro de 2021 e conta que desde o primeiro momento ela foi muito bem tratada.

‘‘Eu vindo pra cá é como se estivesse no paraíso, porque desde o primeiro dia eu fui bem acolhida, e acredito que a base de tudo para dar certo é o respeito, e a partir do momento que entrei aqui fui tratada com respeito’’ diz.

Todos os projetos da AEB fornecem assistência, ajuda com especialistas e suporte para que os atendidos possam estabelecer uma vida digna. Com a ajuda da assistente social, Dilma conseguiu retornar aos estudos.

‘‘Eu não tinha nada, tudo praticamente foi conquistado dentro do CAE, as técnicas fizeram tudo ‘pra’ mim. Me cadastraram no LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social ou lei 8.742/93), me deram assistência médica, jurídica, e ajudaram a retornar à escola, e eu agradeço e tenho maior carinho por toda essa atenção e tudo que eu preciso me ajudam’’ afirma. 

Após voltar para a escola, Dilma já faz planos para o futuro e pensa em se tornar técnica em enfermagem.

‘‘Hoje eu estou estudando os professores me adoram, eu sou participativa nas aulas, presto muita atenção, é uma grande oportunidade e eu quero terminar o ensino médio. Eu estava conversando com a professora de biologia e ela estava passando uns vídeos e eu disse: ‘Nossa professora biologia é fantástica, eu acho que eu vou querer fazer biologia’. Também contei sobre o meu desejo de ser parteira, então ela me disse: ‘Olha Dilma você poderia fazer enfermagem, aqui tem um curso técnico ótimo’. E então estou pensando em fazer técnico em enfermagem’’ conta.

A AEB tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano através de programas que propiciem o atendimento integral no contexto pessoal, familiar e comunitário e graças a esse propósito ajudou a Dona Dilma a desejar um futuro melhor.

‘‘A minha prioridade é ter um lugar ‘pra’ morar, um trabalho. Eu tenho 65 anos e sou muito ativa então qualquer trabalho ‘pra’ mim, faxineira, arrumadeira, seria superinteressante e é importante porque ficar parada traz tédio, e é como se fosse uma terapia, eu gosto de trabalhar.”