CTA Liberdade – AEB constrói um jardim vertical feito pelos conviventes

CTA Liberdade – AEB constrói um jardim vertical feito pelos conviventes
02/03/2021 Beatriz Cutrim

Um jardim vertical vai muito além de trazer estética ou beleza para um local, esse recurso viabiliza o contato com a natureza e o cuidado com o meio ambiente, além do mais que compõe o visual de um local.

A atividade foi desenvolvida pelos conviventes do projeto, com a participação dos orientadores e da equipe da saúde. O projeto Jardim Vertical foi uma proposta idealizada pela agente social Ana da UBS Sé, e com parceria do Lucas do PAVS (Programa Ambientes, Verdes e Saudáveis). O objetivo é ensinar aos usuários sustentabilidade e consciência ambiental.

O CTA Liberdade é um local planejado e feito em concreto e alvenaria, que foi pensado em ter solidez e segurança na sua estrutura, mas apesar de ser um ambiente seguro em quesito de construção, ainda falta um toque de ambientação e natureza. E foi pensando nesse aspecto e na saúde dos usuários, que os orientadores idealizaram essa empreitada.

Sabemos que São Paulo é uma cidade de ar seco e com muita poluição na região central, a instalação de um jardim vertical no CTA Liberdade ajudou a aumentar a umidade do ar, favorecendo a saúde dos conviventes, evitando sintomas como tosse, olhos ardendo e espirros. Hoje o projeto além de ter um belo visual, dispõe de uma melhora no ar e consequentemente na saúde de todos. 

Preservar a natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental. - Rafael Nolêto