Minha história com a AEB – José Juarez

Minha história com a AEB – José Juarez
30/06/2020 Beatriz Cutrim

O caminho do senhor José Juarez de Souza cruzou-se com a Associação Evangélica Beneficente em meados de 2018. Juarez, até então, estava passando por momentos extremos em sua jornada. O seu sustento e emprego haviam sido perdidos, as poucas economias que havia guardado, ao passar dos dias e meses começaram a ficar escassas.

Por consequência da falta de meios para se manter, recorreu ao seu irmão. Para que ele pudesse lhe ajudar enquanto procurava alguma oportunidade de emprego. As tentativas foram em vão, e durante um período nada ele encontrou. Seu irmão, que fora tão solicito e gentil com ele, naquela altura, não conseguia mais lhe ajudar financeiramente. E quando tudo já estava em uma situação lastimável, infelizmente decaiu ainda mais.

Por falta de capital, para manter o seu imóvel onde morava de aluguel, foi obrigado a retirar-se do seu lar e em uma pequena mala juntou suas coisas e saiu. Apesar de todas as circunstâncias, de encontrar-se sem meios de sustento, sem amparo e moradia, Juarez não se deu por vencido. Procurando por lugares na cidade de São Paulo para passar a noite e buscar uma oportunidade de emprego durante o dia, o Sr. Juarez encontrou alguém, que vendo a sua atual situação, o encaminhou para o projeto Centro Temporário de Atendimento Liberdade – AEB (CTA Liberdade).

Entre idas e vindas no projeto para passar a noite, coincidia que a Assistência Social sempre o encaminhava para o CTA Liberdade. Passado-se um mês, Juarez já tinha o projeto como o seu lar. Em um certo dia, a Técnica em Assistência Social, Gilda Patrícia, chamou-o para uma conversa.

 – José Juarez, o senhor vem quase todos as noites para cá, não é mesmo?   – Perguntou a assistente social.

 

 –  Sim! – Respondeu Juarez, sem entender o motivo da pergunta.

 

 –  Ok então, vamos fazer assim, você vem amanhã pela manhã e conversamos um pouco, quero entender a sua situação. – Disse a assistente social.

Juarez voltou, e passou o resto do dia perplexo sem entender o motivo desse encontro e muito menos a motivação de marcar um próximo, considerando que tal conversa poderia ser esclarecida naquele instante. O outro dia logo chegou e a primeira ação do senhor Juarez foi conversar com a assistente social. Para a sua surpresa, foi oferecido uma vaga de 24h nas instalações do projeto, o que seria um grande auxílio na sua jornada para alcançar um emprego.

Os dias foram se sucedendo e José Juarez pode participar mais das atividades e oficinas que eram oferecidas para o os usuários do CTA Liberdade, no qual ele participava cada vez mais. 

“ O senhor Juarez sempre foi muito solícito, ajudava na limpeza do espaço, assim como participava com muita dedicação nas atividades que ocorrem no CTA 17”. Gilda Patricia, técnica em Assistência Social.

Com os incentivos das atividades, Juarez ficava cada vez mais motivado e esperançoso, todos os colaboradores o encorajaram a seguir em frente. Em uma tarde fria, daquelas que faz todos os ânimos ficarem melancólicos, típica do inverno paulistano, uma atividade em grupo foi realizada pela assistente social Patrícia, que dialogou com um grupo e disse algumas palavras para todos “Parece que hoje é o seu fim, parece que não tem mais saída pra você!”.

Ouvindo aquelas palavras que tanto lhe tocou, Juarez foi levado por um sentimento de resignação e contentou-se que naquele instante, realmente seria o fim. Ao término da atividade, a assistente pediu que todos ficassem de pé e sorrir, para que pudessem ser fotografados, vendo toda aquela situação o Sr. olhou para todos os companheiros que ali estavam, logo percebeu que muitos estavam com os olhos marejados, tristes e cabisbaixos. Para ele, aquele não parecia ser um bom momento para serem fotografados, pois acabaram de ouvir duras palavras.  

Após todos estarem a postos para a foto, a assistente social Patrícia disse  “Aqui não é o seu fim, aqui é o seu recomeço!”. Aquelas palavras nunca mais foram esquecidas por Juarez, que constatou que aquele momento em particular, foi a primeira página da sua nova vida, na qual estava sendo brevemente escrita. Em seguida ele motivou-se ainda mais em participar de todas as atividades, mas precisava passar para página dois da sua trajetória, que era constituir sua subsistência pelas suas próprias mãos.

Inúmeras buscas por oportunidades foram realizadas, porém, em vão. Em uma tarde Juarez conversou com o gerente do projeto, Célio Alberto Vasconcelos e disse.

 

 – Sr. Célio! Eu quero trabalhar! E eu queria trabalhar na AEB, quero muito trabalhar nessa empresa. – Disse Juarez com muita confiança.

 

 – Então, no momento não temos vagas, mas quem sabe aparece alguma. – Disse o gerente.

Algum tempo depois, o Sr. José Juarez foi convidado a participar de um processo seletivo, alguns meses se passaram e a tão esperada oportunidade apareceu, por volta de Agosto de 2019 a vaga em técnico operacional foi preenchida por ele. Recebeu o seu crachá de colaborador como se fosse uma medalha olímpica, que foi colocado em seu pescoço pelo próprio gerente do CTA Liberdade. Naquele mesmo dia, Juarez foi entregar algumas documentações que faltava para o departamento de RH da AEB. Esperando na recepção, Juarez encontrou uma bíblia que fica a disposição em uma mesinha, logo a abriu na seguinte passagem, Filipenses 3:13-14 “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás, avance para aquilo que está diante de ti.”

Seguindo esses ensinamentos, José Juarez de Souza vem escrevendo todos os dias junto com a AEB uma página nova na sua vida. Há quase um ano trabalhando na Associação Evangélica Beneficente, ele conseguiu o seu tão sonhado lar, porém muitas páginas e conquistas ainda estão por vir e essa história com a AEB está longe de acabar.

“Tem sido muito gratificante ver toda a evolução do Sr. Juarez ao longo desse tempo. Desejamos que ele continue  alcançando seus objetivos! É um prazer ter ele conosco, fazendo parte da equipe.” Gilda Patrícia, Técnica Assistente Social do CTA Liberdade AEB.