Uma nova horta na urbana Vila Gustavo

Uma nova horta na urbana Vila Gustavo
12/07/2021 Bárbara Almeida

 – por Bárbara Almeida

No dia 19 de maio o CEI Vila Gustavo ativou a mais nova horta do bairro, dentro de sua unidade escolar. Mas, se para um adulto cultivar uma horta exige trabalho, dedicação e paciência, porque envolver as crianças nisso?

É na primeira infância que o ser humano está mais aberto a aprendizados, sendo um período crucial para desenvolvimentos motores, cognitivos e também socioemocionais. Por isso, ter um contato mais próximo com a natureza e a realidade do ciclo da vida pode ser muito rico, suprindo experiências que os jogos e as telas não fornecem.

Ao acompanhar desde o plantio até a colheita, mexendo com suas pequenas mãozinhas a rústica terra, a delicada plantinha e equilibrando o pesado regador, ela não só desenvolve habilidades motoras, como também aprende princípios importantes de paciência, cuidado, respeito e até como lidar com a frustração, porque, sim, muitas vezes a plantinha não corresponde como pretendido.

Além disso, o contato com a horta gera um vínculo direto com o alimento que será utilizado no cardápio da escolinha, descomplicando a introdução de verduras e legumes na dieta das crianças e proporcionando um modelo mais sustentável de consumo.

Essa iniciativa irá não só trazer mais cores e sabores para os pratos das crianças como irá aproximar a comunidade à escolinha, uma vez que está integrando a Sampa+Rural. Nesta plataforma, a comunidade poderá escanear um QRCode na entrada do CEI Vila Gustavo e conhecer a iniciativa através de fotos.