CAE Idosos realiza palestra sobre a prevenção ao suicídio no mês do Setembro Amarelo

CAE Idosos realiza palestra sobre a prevenção ao suicídio no mês do Setembro Amarelo
23/09/2021 Beatriz Cutrim

Realizar uma palestra sobre a campanha do Setembro Amarelo e falar sobre a prevenção do suicídio, é uma excelente forma de levar o tema para os conviventes do projetos sociais e para os colaboradores, pois suicídio era um assunto em que sua abordagem sofria muito preconceito, onde havia desinformação na sociedade e por este motivo ocorria uma grande dificuldade em identificar os sinais, principalmente na busca por ajuda de familiares ou ajuda profissional. 

Desde de 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha do Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a campanha acontece durante todo o ano.

Só no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. Uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente em jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídios estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. 

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números o CAE Idosos realizou uma palestra com essa temática para os convites do projeto. Idosos entre mulheres e homens que foram acolhidos de uma situação de vulnerabilidade social, que estavam sem amparo emocional, vivendo nas ruas da cidade de São Paulo, que agora recebem todos os cuidados físicos e mentais, para que possam ressignificar suas vidas. 

A equipe do CAE e junto com  Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) promoveram uma roda de conversas com os acolhidos, onde eles puderam tirar suas dúvidas e a importância de falar sobre seus sentimentos.