Jovens esportistas da AEB Sul são classificados para Mundial de Caratê na Índia

Jovens esportistas da AEB Sul são classificados para Mundial de Caratê na Índia
25/07/2013 zweiarts

14 jovens atletas treinados no complexo desportivo da AEB Sul que participaram do 29º Campeonato Brasileiro de Caratê-do Goju-ryu foram classificados para participarem do Mundial de Caratê em Mumbai na Índia, em dezembro deste ano.

A competição foi realizada no Ginásio José Liberatti, na cidade de Osasco – SP, no mês passado e foi organizado pela IKGA-Brasil com o apoio de algumas Confederações de Caratê, tais como a Brasileira, a Paulista, a Mineira e a do Rio de Janeiro.

Estavam representadas 42 Associações de vários Estados do território nacional como Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Rondônia, Roraima, Paraná, Santa Catarina, Piauí e São Paulo.

A tradição da AEB Sul nos esportes já fez história: alunos de natação venceram o campeonato de águas abertas em 2010 e outros atletas descobriram suas vocações lá, como Kátia Pajeú vencedora Estadual de Águas Abertas e Nety Souza que fez parte do time juvenil de basquete de Midland no Texas, EUA.

Entre os anos de 1999 e 2010, período em que houve investimentos contínuos da Secretaria de Esportes, a AEB foi contemplada com prêmios e reconhecimentos importantes na área, tais como: Selo de Qualidade no Esporte, Prêmio Bem Eficiente e Prêmio Itaú-Unicef.

“A intenção primária, não é formar atletas, mas cidadãos” conta Sérgio Lima, um dos coordenadores da área de esporte da AEB Sul, “No entanto, os talentos naturais despontam e nós apoiamos estes talentos”.

Localizado na região do Capão Redondo um dos bairros com maior índice de vulnerabilidade da cidade de São Paulo e com índices igualmente elevados de violência, sobretudo entre a população mais jovem, segundo dados da Fundação SEADE, o esporte entra como uma ferramenta efetiva de enfrentamento desta situação.

Segundo matéria da revista de Brasileira de Educação Física e Esporte o esporte é um meio de substituir a violência por uma competição controlada em que o respeito à vida é um elemento fundamental, diz a matéria: “A procura do esporte por membros das classes populares, especialmente aqueles que são residentes em comunidades violentas, pode representar uma forma de auto-realização e de superação da condição de não ter direitos de cidadania plena”.

Atualmente, complexo esportivo reduziu sua capacidade de atendimento devido a necessidades de reparos na infraestrutura, mas assim a área de esporte da AEB Sul segue com aulas de artes marciais e esportes de quadra.

Este resultado comprova que mesmo diante de desafios, a AEB é capaz de formar atletas tecnicamente preparados e competitivos. O desafio agora é buscar recursos para levar esses jovens para o campeonato Mundial da Índia em Mumbai, as áreas de captação, comunicação e de esportes estão firmemente empenhadas nesta tarefa.