O Dia da Família é uma ocasião especial nas unidades escolares, onde a parceria entre família e escola se fortalece, promovendo momentos de integração e demonstração do que tem sido realizado. Em maio, cada Centro de Educação Infantil – CEIs realizou o evento com propostas únicas, refletindo as características e necessidades de suas respectivas comunidades. Veja abaixo um pouco do Dia da Família em alguns de nossos CEIs:
Fortalecendo a proteção às crianças
Em uma agradável sexta-feira, o CEI Vila Leopoldina recepcionou suas famílias com um singelo café da manhã. Logo depois, os convidados participaram de duas oficinas ao ar livre, na área de gramado e brinquedos. Ali, voluntários queridos contaram a história de Fifi e Fifo. Enquanto a narrativa cria um ambiente lúdico, os contadores abordam um assunto mais profundo: a importância do enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Assunto tão sério abordado de maneira apropriada e delicada para a ocasião.
Fortalecendo a relação pais e filho
Em uma segunda oficina, a coordenadora Luana, seu esposo e um amigo alegraram o evento com musicalidade. A voz, o violão e a percussão promoveram um momento muito agradável, e Luana guiou as famílias e crianças em uma experiência de músicas e danças expressivas.
Enquanto isso, no CEI Vila Nova Cachoeirinha a festa valorizava a diversidade cultural. Para a ocasião, a equipe escolheu o tema “Ubuntu – eu sou porque nós somos!” uma vez que o território em que atuam possui pessoas migrantes de diferentes origens. Na ocasião, os pais tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa junto de seus filhos, manuseando a argila para criar a “bomba de sementes”, uma prática japonesa ancestral.
Fortalecendo a comunidade
Durante o evento no CEI Vila Nova Cachoeirinha, um importante parceiro também esteve presente para dar orientações às famílias migrantes. O projeto Promoção dos Direitos de Migrantes – PROMIGRA é uma extensão universitária ligada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e realizou 6 atendimentos no evento. As famílias puderam apresentar suas dúvidas e receber orientação e atendimento quanto a regularização de documentos e outros assuntos de maneira totalmente gratuita.
Confiança em via de mão dupla
Além dessas ações acima, os CEIs apresentaram às famílias o que realizaram nos primeiros meses através de exposição de leituras, pinturas e brincadeiras coletivas. Da mesma forma, os pais também puderam contribuir com a experiência. No CEI Vila Leopoldina, por exemplo, a mãe Julia guiou as outras mães em um momento de alongamento, dança e afeto junto aos seus bebês, coladinhos em seus corpos pelo suporte canguru.
Momentos como esses não só fortalecem a parceria entre família e escola, como também motiva a interação entre as próprias famílias. Como resultado, a comunidade escolar se torna cada vez mais colaborativa.