– por Bárbara Almeida
A equipe do Cecom sempre trabalhou em prol da qualidade de vida dos idosos, promovendo diferentes atividades para manter a mente, o corpo e o coração ativos. Mas durante a pandemia, eles não só ficaram impossibilitados de fazer passeios externos como tiveram o convívio reduzido, uma vez que as outras atividades que acontecem naquela unidade também diminuíram.
Por isso, a psicóloga da casa de repouso aproveitou a aquisição de novos jogos lúdicos como carta na manga e organizou, entre os dias 6 e 8 de abril, uma semana diferente. Com o auxílio das orientadoras, utilizou dos jogos lúdicos como um recurso que não só entretém e diverte, mas também promove habilidades importantes para toda a vida humana.
No jogo Cilada o objetivo é preencher o tabuleiro verde com as peças de encaixes quadrados, circulares e triangulares. Com diferentes níveis de dificuldade, trabalhou-se as seguintes funções cognitivas: visuoconstrução, percepção, planejamento e função executiva. Na dinâmica do jogo Pensa Rápido, onde é preciso dizer palavras dentro de alguma temática, se desenvolveu a atenção, concentração, conhecimentos gerais e memória.
O jogo Lince, trouxe o desafio de encontrar figuras o mais rápido possível em um tabuleiro cheio de informação, estimulando a percepção visual e espacial, além de aprimorar a agilidade e promover divertida interação social. E por fim o quebra-cabeça contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico e tomada de decisões.
Foi uma semana bastante interativa, não só resgatando e aperfeiçoando habilidades, como também garantindo diversão e interação, o que minimiza fatores de estresse e ansiedade em qualquer idade.