ONG Café Art produz calendários com fotos feitas por pessoas em situação de rua
A Café Art é uma organização internacional, sediada no Reino Unido que propõe dar voz a população de rua através do incentivo da arte e cultura pela fotografia.
Há três anos, o projeto MyLondon realiza uma competição fotográfica com a distribuição de câmeras descartáveis para pessoas em situação de rua. As fotos são impressas e expostas para votação. As escolhidas compõem um calendário que é comercializado e toda a renda é revertida para a população de rua.
Desta vez, a organização decidiu trazer a ideia para o Brasil, lançando o Minha São Paulo. 100 câmeras foram entregues para projetos que trabalham com esse público, em novembro.
O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, a Organização de Auxílio Fraterno, o 3º Festival de Direitos Humanos, a FujiFilm e a Royal Photographic Society e a Casa de Convivência Porto Seguro da AEB.
Agora em Dezembro, os calendários ficaram prontos e já podem ser comprados. Três conviventes da Casa Porto Seguro foram contemplados com suas fotos estampadas no calendários. São eles Rudnei Barbosa, Marco Aurélio Alves Silva e Alexandre Teixeira de Souza que ilustraram os meses de Janeiro, Março e Novembro, respectivamente.
O calendário Minha São Paulo pode ser comprado pelo site da Café Art.