Na última sexta (24/4), os Centros de Educação Infantil realizaram Jornadas Pedagógicas, reuniões cujo objetivo é tratar de assuntos referentes ao ambiente de trabalho e outras demandas existentes em cada unidade.
A fim de melhorar o desempenho da educação em suas unidades, as CEI’s estabeleceram em seus calendários de jornada os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.
Este programa foi construído através de um trabalho conjunto do Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, Ação Educativa, Fundação Orsa, Undime e Unicef.
Os indicadores servem como uma forma de auto avaliação. As unidades recebem materiais que descrevem situações da rotina diária como, por exemplo, o tratamento em relação às diversidades de cada aluno, tais como religião, raça e gênero.
As avaliações são feitas por meio de um sistema de sinalização em cores, verde, amarelo e vermelho que respondem respectivamente em graus de qualidade.
Na primeira fase, acontece um diagnóstico pela aplicação das avalições. Primeiro, elas são feitas com os funcionários e depois com os responsáveis de alunos.
Após esse feedback, as unidades estabelecerão um plano de ação para traçar medidas que otimizem o trabalho de cada uma.