Nota de pesar Dr. Paulo Soares Cintra

Nota de pesar Dr. Paulo Soares Cintra
01/12/2025 Bárbara Almeida

Texto redigido pelo Dr. Paulo Fabra, conselheiro da AEB:

“A pedido do nosso Presidente, Professor Dr. Edemar Amorim, manifesto, em nome da diretoria da AEB, nossa nota de pesar, gratidão e celebração pela vida do Dr. Paulo Cintra. Ele foi alguém que demonstrou, em todas as suas ações, dedicação e amor à nossa causa, sendo um verdadeiro exemplo de paixão e compromisso.

Cada um de nós há de lembrar alguma passagem, experiência, desafio ou mesmo “aventura” que nos metemos por conta do nosso eterno ex-presidente. Mas uma de que não haveremos jamais de esquecer eram as cartas de fim de ano, escritas à mão (ele fazia questão), dando conta a cada destinatário das atividades do ano da AEB, e lançando o desafio para que houvesse um reforço na contribuição no final do ano! Eram centenas de cartinhas todos os anos, generosa e gentilmente enviadas, e que produziam (e produzem) frutos até hoje em nosso meio.

No sábado passado, tivemos nossa reunião de prestação de contas anual em uma Vila Reencontro (Jabaquara – uma de nossos projetos mais lindos e impactantes) onde, todos as ações que a AEB administra foram apresentados. Os números são gigantes! Atualmente, a AEB cuida de quase duas dezenas de projetos sociais, atendendo milhares de crianças em suas creches, como cuida também de pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos, e tantos outros projetos que brotaram desde 1928, ano da fundação de nossa Associação.

Atualmente, o Dr. Paulo já nos desafiava com vários sonhos e projetos voltados ao centenário da AEB, e todos nós que vivíamos perto dele, acreditávamos que ele seria presença garantida, sorrisão de gratidão à Deus estampado no rosto, vendo os frutos de tantas e tantas gerações que foram impactadas, e ele, comandante de mais de seis décadas como inspirador, incansável em fazer o Reino de Deus florescer em meio a tanta dor, abandono, pobreza, desamparo e desesperança.”

Pois dizemos hoje: obrigado, Paulo Cintra! Todos os atendidos de ontem, hoje e amanhã, são suas CARTAS VIVAS. Nós também, que testemunhamos sua vida e obra dizemos a uma só voz: Obrigado por sua vida!

E, se pudéssemos ouvir o seu agradecimento, ouso imaginar que o Paulo Soares Cintra responderia como o apóstolo Paulo: “Eu não dou valor à minha própria vida, a menos que eu possa terminar a carreira e completar a obra que o Senhor Jesus me destinou a realizar, a obra de contar aos outros a boa-nova da graça e do amor de Deus.

E Deus, que tudo viu e vê, o recompensará com toda a sorte de galardão celestial!”

AEB – ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE.

São Paulo, 01 de dezembro de 2025.