Inteligência emocional no trabalho, um cuidado com nossos colaboradores

Inteligência emocional no trabalho, um cuidado com nossos colaboradores
10/01/2026 Bárbara Almeida

Em um mundo cada vez mais instável e desafiador, o desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho socioeducativo torna-se essencial. Confira como temos lidado com esta realidade aqui na AEB:

Os desafios do nosso RH em 2025

No ano de 2025 fizemos um importante movimento de olhar para dentro. Investimos no fortalecimento de processos mais claros, na busca por um sistema estruturado para o RH e, principalmente, no cuidado contínuo com nossos colaboradores.

Atualmente, vivemos em um mundo BANI, caracterizado pela fragilidade, pela ansiedade, pela não linearidade (onde causas e efeitos nem sempre seguem uma lógica previsível) e pela incompreensibilidade. Nesse contexto, o autoconhecimento deixa de ser um diferencial e passa a ser essencial para a construção de uma saúde mental mais equilibrada e sustentável.

Atuando diretamente em frentes sociais que lidam com diferentes níveis de vulnerabilidade, e reconhecendo que todos nós também somos vulneráveis, torna-se fundamental fortalecer, identificar e gerenciar nossas emoções. Esse processo nos permite não apenas cuidar de nós mesmos, mas também inspirar e apoiar as pessoas ao nosso redor, criando espaços de escuta, consciência e equilíbrio. Aprender a reconhecer limites, respirar, sentir e viver é o caminho para evitar o desgaste emocional que pode, ao longo do tempo, adoecer.

Conversando de Inteligência Emocional no trabalho

Dentro dessa proposta de cuidado e desenvolvimento, convidamos a Dra. Michele Santos para ministrar a palestra sobre Inteligência Emocional aos nossos colaboradores. O encontro foi um verdadeiro divisor de águas para todos que puderam participar, ampliando perspectivas e fortalecendo práticas de autocuidado e empatia no ambiente de trabalho.

Através de 7 encontros com turmas diferentes, a palestrante trouxe o conteúdo para mais de 100 colaboradores. O encontro foi leve e participativo, promovendo diálogos sobre diferentes tipos de emoções e reações. Ao final de cada encontro, foi aplicado uma pesquisa de satisfação, onde 99% dos participantes afirmou satisfação com o conteúdo. Nas palavras de um participante:

A facilitadora promoveu a interação do grupo e soube apresentar seus conhecimentos ao longo dessa interação, promovendo a interação sem perder o conteúdo, ficando leve e enriquecedor.

Seguindo em frente

Em 2026, seguimos com o compromisso de dar continuidade a esse movimento. Manteremos o foco no desenvolvimento humano, no cuidado integral e na construção de um ambiente cada vez mais saudável e consciente.