As pessoas idosas de hoje já presenciaram muitas transformações dos meios de comunicação. Elas vivenciaram o uso do rádio, televisão, telefone… Viram o surgimento dos bips, celulares, computadores… Consequentemente, elas precisaram se adaptar a estas mudanças diversas vezes. E apesar de muitos idosos já utilizarem muito bem o aplicativo de mensagens WhatsApp, alguns ainda dependem de auxílio para usarem recursos digitais. Para suprimir esta necessidade, nosso CAEI Centro buscou o curso de Autonomia Digital para idosos.
O curso 60 + Autonomia Digital, realizado pela organização Rede Cidadã em parceria com a cidade de São Paulo, realizou oficinas de capacitação ao público Sênior para explorar as novas tecnologias úteis no dia a dia. São algumas delas: aplicativos do governo, de bancos, redes sociais, comunicação virtual e uso de aparelhos smartphones, computadores e notebooks. A Inclusão Digital possui uma enorme importância especialmente ao público idoso, a fim de adquirir autonomia na utilização destes recursos, ampliando suas possibilidades de comunicação, independência, relacionamento e valorização.
Para contribuir ainda mais com o envelhecimento digno, ativo e saudável e diminuição do idadismo, a Rede Cidadã ofereceu também outro curso. Além do conteúdo de Autonomia Digital para idosos, a organização convidou os beneficiários a participarem de oficinas socioemocionais. Tal projeto teve o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de competências sociais e emocionais por meio do método vivencial participativo, para uma nova consciência sobre o eu e o eu social.
Os idosos frequentaram o curso diariamente das 13h30 às 17h30 na Rua Basílio da Gama, 77 – República. Lá, o professor Erick ministrou os encontros e a organização forneceu um lanche nos intervalos. Ao todo, o Sr. Onofre, o Sr. Maurício e o Sr. Sidney participaram de 10 dias de curso, de maneira 100% gratuita.