Um professor que aprende continuamente, ensina com sabedoria e paixão.

Um professor que aprende continuamente, ensina com sabedoria e paixão.
24/05/2024 Comunicação AEB

O calendário do Ensino Infantil já define: as unidades deverão suspender suas atividades em dias específicos para realizar tarefas e formações pedagógicas. A princípio, pode não parecer positivo para as crianças que os CEIs parem suas atividades, mas é justamente pela qualidade que isso é previsto pela Secretaria Municipal de Educação – SME. Afinal, “um professor que aprende continuamente, ensina com sabedoria e paixão”. 

O que é documentação pedagógica

No dia 24 de maio, todas nossas unidades seguiram o calendário escolar e pararam para analisar a documentação pedagógica. Segundo a equipe da Divisão de Educação Infantil, o objetivo dessa ação, “Organização Pedagógica 2024”, é aprimorar as práticas dos registros e a documentação pedagógica produzidos dentro das próprias unidades. 

Segundo o Currículo da Cidade, documentação pedagógica é o registro das experiências vividas pelos bebês e crianças dentro dos Centros de Educação Infantil – CEI.  Já a análise pedagógica da documentação promove o compartilhar e aprofundar do fazer e olhar pedagógico, descobrindo novas maneiras de registrar o desenvolvimento de cada criança.

“A observação individual e cuidadosa de cada criança é essencial para uma prática pedagógica significativa” (Currículo da Cidade, pg151)

Professor que aprende na prática

No dia anterior à formação, a coordenadora do CEI Jd. Monte Azul já iniciou os preparativos. Enquanto preparava a mostra de toda a documentação elaborada ao longo do primeiro bimestre, organizou as professoras em equipes para que preparassem uma dinâmica pro dia seguinte.

Cada equipe escolheu um cantinho diferente do CEI para a realização da atividade. As professoras trouxeram diferentes propostas: relaxamento; gincana; pintura em tela com diversos tipos de tinta e roda de história com um objeto de apego. Durante estas dinâmicas, os adultos puderam interagir ativamente. A partir disso, o grupo pôde observar e compartilhar sobre as ações que as crianças comumente têm, podendo, assim, refletir sobre como atuar diante de algumas dificuldades que apresentam.

No CEI Belém, a atividade também contou com muita descontração e reflexão. A atividade de bexiga trouxe a experiência prática, enquanto o momento em roda permitiu uma análise sobre a documentação pedagógica.

Muito além do que um simples registro

Segundo o Currículo da Cidade, os registos que compõe a documentação pedagógica são muito mais do que meros relatórios. São fotos, textos, colagens, anotações que contribuem com a construção da narrativa e do desenvolvimento de cada um dos bebês e crianças. Por isso, os professores devem refletir e analisar a forma mais adequada de registro para cada contexto. Assim, irão não só garantir que suas memórias ali sejam preservadas, como também propor atividades futuras que sejam mais coerentes com as necessidades dos bebês e das crianças.