Pescando na memória – um dia no pesqueiro com idosos

Pescando na memória – um dia no pesqueiro com idosos
22/05/2024 Comunicação AEB

Ir ao pesqueiro com idosos do nosso CDI e nosso CECOM rendeu bons momentos e histórias. Os serviços fizeram o passeio em diferentes dias: o CDI foi no dia 11 de abril, enquanto o CECOM foi no dia 22 de maio, ambos trazendo boas histórias na mala. O ambiente de natureza promoveu descontração, relaxamento e risadas. Veja abaixo:

 

Contato com a natureza do pesqueiro

O dia de pesqueiro permitiu o que comumente se espera de uma pescaria: natureza e tranquilidade. Desde a chegada, nossos idosos foram recebidos pelo ar puro e pelos sons suaves da natureza. O ambiente tranquilo e sereno ofereceu um momento de relaxamento, onde os experientes colaboradores promovem o devido auxílio para que os conviventes pudessem desfrutar do passeio a seu próprio ritmo.
Ao mesmo tempo em que alguns preferiram ficar à sombra aproveitando a brisa fresca, outros se envolvem ativamente trocando histórias e cantos. Os idosos do CDI puderam até simular uma pescaria, se divertindo com a atividade. Já os idosos do CECOM aproveitaram o belo dia de sol com muita animação, desfrutando do local repleto de verde e animais.

 

Momento de descontração entre os idosos

À medida que o dia avançava, os idosos ficavam mais à vontade, se envolvendo ativamente trocando histórias e cantos. O pesqueiro se tornou o cenário de idosos compartilhando risadas e conversas animadas.

Para um dia como esse, também foi preciso um almoço especial. O restaurante do pesqueiro preparou uma deliciosa refeição para os grupos. Proporcionar momentos tão especiais como esse, contribui para que as pessoas idosas sintam-se amadas, pertencentes e vivas. 

 

Resgatando memórias de outros tempos

Quando o sol começou a se pôr, o grupo do CDI fez um círculo e se pôs a cantar diversas cantigas antigas da época de cada um desses idosos, satisfeitos com as memórias feitas e os momentos compartilhados.

O grupo do CECOM também passou um tempo muito gostoso sentado à beira do lago, onde realizou algumas brincadeiras, mas se interessou mesmo foi nas histórias descontraídas que Dadá, a Sra. Dalíria, contava sobre sua juventude. 

Ainda no clima de retomar histórias e cantigas da infância, os idosos brincaram nos balanços utilizando muito equilíbrio e sentindo vento fresco no rosto.

Novas histórias 

À medida que retornavam para casa, os idosos levavam consigo lembranças preciosas desse dia especial no pesqueiro. Eles se despediram do ambiente sereno com um sorriso no rosto e contando o que viram e comeram. Eventualmente, já iniciaram a especulação de onde seria o próximo passeio.