Missão Integral: um caminho de fé com responsabilidade social

Missão Integral: um caminho de fé com responsabilidade social
15/10/2024 Comunicação AEB

— por Sergio Mendes

A missão integral é uma forma de viver o cristianismo que busca integrar a fé e a prática, a palavra e a ação, o espiritual e o social. É fé com responsabilidade social. É uma missão que além dos valores cristãos preconizados, expressa-se também em obras de amor, justiça e compaixão. A missão integral é uma resposta ao chamado de Jesus para amar a Deus e ao próximo, e para cuidar da criação.

Amor ao próximo

Uma das lições que podemos aprender com a história do “Bom Samaritano” em Lucas 10:25-37 é que o amor ao próximo não se resume a dar esmolas ou fazer caridade, mas a se envolver com as pessoas que sofrem e precisam de ajuda. A Missão Integral é uma forma de expressar esse amor, buscando restaurar a imagem de Deus na humanidade, cuidando de suas dimensões física, emocional, social e espiritual. Essa missão também pode ser compartilhada por outras organizações do terceiro setor que tenham valores parecidos, como o respeito, a justiça, a solidariedade e a compaixão. Por isso, é importante estabelecer parcerias estratégicas que possam potencializar o impacto positivo dessas ações na sociedade.

Ser humano, um ser integral

No meu trabalho como responsável pelo desenvolvimento institucional da AEB Associação Evangélica Beneficente, procuro aplicar a missão integral em todas as minhas atividades. A AEB é uma organização que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes oportunidades de restauração e desenvolvimento. Por ter uma visão holística do ser humano, ela reconhece que este é um ser integral, com necessidades físicas, emocionais, intelectuais e espirituais. Por isso, oferece não apenas serviços básicos como alimentação e acolhida, mas também programas de educação, empreendedorismo, empoderamento econômico, justiça social e apoio espiritual a todas as idades.  Neste desafio, utilizo a missão integral para motivar os colaboradores e acolhidos da AEB independente da fé que cada um professa.

O convite à missão integral

Um texto bíblico que me inspira na missão integral está em Mateus 25:40. Ele diz: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. Neste texto vejo o amor de Deus pelos mais vulneráveis e o seu convite para que nós também os amemos como ele os ama. Afinal, todos fomos criados a imagem e semelhança de Deus, como relatado na criação da humanidade no livro de Gênesis.

A missão integral também consiste em uma boa notícia para todos, uma notícia de esperança, dignidade e transformação. É uma forma de viver o evangelho de Jesus, que é a melhor notícia que podemos receber e compartilhar. Contudo, cabe também a esta missão denunciar as estruturas de corrupção que geram opressão, violência e exclusão, e promover a transformação do indivíduo e da sociedade baseada nos valores cristãos do reino de Deus.

Logo, podemos concluir que a Missão Integral faz nos compreender que temos um caminho de fé com responsabilidade social. Ela nos motiva a participar da missão de Deus no mundo, buscando o seu reino e a sua justiça em todas as áreas da vida. Ela nos inspira a ser discípulos e discípulas de Jesus que refletem o seu caráter e a sua compaixão por toda a criação.

  • Sergio Mendes atua na AEB há 20 anos, assumindo atualmente a superintendência de Desenvolvimento Institucional. Publicou este artigo originalmente em seu Linkedin em 16 de novembro de 2023.