Equipe se mobiliza e garante os cartões de transporte para as pessoas idosas

Equipe se mobiliza e garante os cartões de transporte para as pessoas idosas
27/02/2023 Comunicação AEB

O retorno do benefício da gratuidade no transporte público para pessoas com idade entre 60 e 64 anos foi anunciado em dezembro do ano passado. Enquanto o acesso aos ônibus foi rapidamente liberado mediante apresentação do documento pessoal, a circulação no sistema metroferroviário foi estruturada apenas agora em fevereiro através do Cartão TOP ou Bilhete Único.

Cadastro exigia número de celular

A fim de garantir que os senhores idosos acolhidos no serviço CAEI Shekinah tivessem acesso a esse benefício, a equipe técnica dali rapidamente se mobilizou para fazer a solicitação dos cartões. Porém, logo ficou surpresa ao ser informada que aqueles que não possuíam um número de celular não poderiam agendar o atendimento para emissão do cartão. E um número de celular pode parecer algo simples, mas nem sempre pessoas em vulnerabilidade social possuem esse recurso.

Os colaboradores se uniram e entraram em contato com a ouvidoria da empresa responsável explicando a situação e, juntos, articularam a solução. No dia 24 (de fevereiro) o serviço recebeu em seu espaço uma representante da empresa que fez a devida entrega dos cartões a todos os senhores que estavam presentes.

A conquista foi celebrada por todos, pois além do cartão TOP dar acesso gratuito aos trens, metrô e ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, foi resultado de um trabalho feito em equipe.

Sobre o benefício

O direito de gratuidade ao transporte público coletivo para pessoas idosas a partir de 65 anos de idade é um benefício federal, garantido pelo Estatuto do Idoso de 2003. Já a gratuidade para pessoas de 60 a 64 anos havia sido criada em 2014 pelos governos do estado e do município de São Paulo, tendo ficado congelada de janeiro de 2021 até 2022 por ambas as partes terem alegado a insustentabilidade econômica do benefício, mas a justiça não considerou ser um argumento válido diante da existência de regulamentações.

Caso você esteja nessa faixa etária e queira ter acesso a esse benefício, veja nesse link mais informações.