A formação permanente, prevista no Currículo da Cidade, é uma prática essencial para garantir não só a qualidade educacional, como também um atendimento que seja relevante ao contexto atual. Recentemente, dois de nossos Centros de Educação Infantil – CEIs utilizaram diferentes estratégias para capacitar e atualizar a equipe docente. Confira abaixo como foram estas ações formativas para um atendimento com, cada vez mais, qualidade educacional e social na Educação Infantil:
Formação com especialistas
“planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prevê as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados” (Haidt, 1994)
Diante do desafio de rever o planejamento pela qualidade educacional e social, a equipe gestora do CEI Vila Gustavo convidou duas formadoras especializadas em Educação Infantil.
No dia 1 de julho, a formadora Mariana Lima compartilhou seu amplo conhecimento dos documentos que norteiam a educação. Mariana é mestra em formação e diretora de um CEI de referência em São Paulo, Sua proposta foi direcionar o olhar para os Projetos Pedagógicos, a fim de compreender e dar sentido às observações e pesquisas no cotidiano vivido.
Posteriormente, a unidade também recebeu a formadora Tatiane Santos, Especialista em Educação Racial Infantil, Colunista do site Uol e da Revista Pais e Filhos. Tatiane abordou a Educação Antirracista, temática que está muito presente nos diálogos atuais, porém apresenta uma questão antiga, necessária, e sobretudo complexa no âmbito escolar.
Visita técnica a museu cultural
“A educação para as relações étnico-raciais visa que bebês e crianças se reconheçam em suas identidades e possam compreender a diversidade étnica e racial do mundo como uma grandeza de experiências e possibilidades” (Currículo da Cidade, 2019)
Também buscando capacitação para o compromisso de uma educação pela equidade, o CEI Jd. Monte Azul realizou uma visita ao Museu das Culturas Indígenas. Os colaboradores se dividiram em quatro grupos e fizeram a saída em agosto seguindo uma escala, a fim de não prejudicar o atendimento da unidade.
Durante a visita, a equipe pôde conhecer a amplitude das culturas indígenas, contribuindo com a reflexão sobre as relações étnico-raciais no Brasil e dentro dos Centros de Educação Infantil.
O objetivo da atividade foi capacitar e promover um repertório cultural às professoras para estimular ideias de conteúdos e atividades para a vivência da interculturalidade. Pretende-se, a partir disso, contribuir com a formação da cidadania e da vida comum dos bebês e das crianças, aprimorando o trabalho pedagógico