Agosto Lilás também é assunto de criança!

Agosto Lilás também é assunto de criança!
07/08/2022 Comunicação AEB

Entrou em vigor a Lei 14.448/22, que institui o Agosto Lilás como o mês de proteção à mulher, com o objetivo de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. A nova lei estabelece que os estados e municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher durante todo o mês. 

No dia 07 de agosto celebramos os dezesseis anos da Lei da Maria Penha e como marco da data o CAEF Pauliceia realizou uma proposta de atividade junto aos conviventes, no intuito de refletir a importância e o impacto da aplicação da Lei perante aos casos de violência domiciliar. 

Costumeiramente tendemos a achar que o tema abordado seja assunto para discussão e debate entre adultos, onde por vezes não consideramos que a violência advém de ciclos intergeracionais impactando diretamente as crianças que convivem nos contextos conflituosos. Afinal, violência não é assunto de criança!

No entanto, nossos pequenos conviventes Madalena Diasivi, 10 anos e Vanderley Mayala, 7 anos, ambos vindos da Angola, representaram a voz das crianças na atividade realizada, citando que a discussão do tema é de direito a todos aqueles que presenciam diretamente ou indiretamente ocasiões e atos violentos. 

Em meio ao discurso dos adultos, Vanderley relata

“Tia, no CCA (Centro da criança e do adolescente) falamos de violência. Existe a física e a psicológica.”

sendo observado pelos adultos ali presentes, fortalecendo o espaço de fala da sua colega Madalena, que completou o discurso com a frase precisa,

“Primeiro vem o medo e depois a violência.”

A postura das duas crianças causou admiração e orgulho nos demais conviventes, evidenciando que o assunto também cabe às crianças.