Idosos participam de roda de conversa sobre Alzheimer

Idosos participam de roda de conversa sobre Alzheimer
23/11/2021 Bárbara Almeida

 – por Bárbara Almeida

No Centro de Acolhida Especial para Idosos convivem pessoas com as mais variadas trajetórias: um deixou sua família, outro mudou de Estado, alguém veio de outro país ou ainda tem aquele que sonha em reencontrar seus parentes… É impossível generalizar: cada um deles tem sua história de vida. E a doença de Alzheimer se torna uma ameaça à sua preservação.

Conhecida por provocar esquecimentos severos, a doença pode inclusive afetar habilidades motoras e tarefas cotidianas. Porém, mesmo sendo uma enfermidade famosa, a ciência ainda não encontrou uma cura, portanto a informação é primordial para combatê-la. 

Sabendo disso, a equipe do CAE Idosos realizou uma roda de conversa sobre o tema. Os conviventes foram orientados  sobre as principais formas de prevenção da doença (como exercícios de raciocínio e convivência interpessoal) e a importância do diagnóstico precoce, uma vez que o remédio receitado pelo médico reduz o avanço da doença.

Os idosos ainda puderam discutir sobre os principais desafios que a doença pode ocasionar diariamente àqueles que a desenvolvem, chegando a afetar a rotina de todos que com ele vivem.

O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta o cérebro e costuma se apresentar com mais frequência em pessoas com idade entre 60 e 90 anos, prejudicando seu reconhecimento enquanto indivíduo, uma vez que suas lembranças carregam seus gostos, suas afetividades, suas escolhas e seus aprendizados.

Fazer sua prevenção e diagnóstico precoce pode prolongar a qualidade de vida.