– por Bárbara Almeida
Geralmente, o Dia das Crianças é lembrado como um dia muito colorido, cheio de brincadeiras e risos. No Centro de Educação Infantil da Liberdade não foi diferente, afinal brincar e se divertir é necessário para que a criança tenha um desenvolvimento saudável.
Mas foi visando atender uma outra necessidade humana que a equipe daquele CEI resolveu que seus próprios alunos decidiriam como seria a Semana da Criança: a necessidade de ser ouvido.
Para a seleção das atividades, as crianças puderam votar nas suas favoritas. E as escolhidas foram: Piscina de bolinha, Massinha caseira, Dança das cadeiras, Cinema, Pula-pula, Competição com bexigas, Festa a Fantasia e Feirinha. Ufa!
Este exercício de ouvir o que as crianças querem fazer na semana em que a infância é celebrada pode parecer apenas um detalhe, mas promover a participação ativa é o que torna o processo de ensino tão prazeroso e favorece uma experiência ainda mais divertida.
Além disso, este é um pequeno passo importante no exercício da escuta ativa, pois é através dessa prática que a equipe de educação se aproxima de seus atendidos e exerce o cuidado e proteção deles.