Idosos do CECOM AEB realizam atividade de oficina culinária

Idosos do CECOM AEB realizam atividade de oficina culinária
16/04/2021 Beatriz Cutrim

Os benefícios do preparo de comidas simples e especiais, inseridas no dia a dia dos idosos, podem ser transformados em uma prática positiva para a saúde. Além de ser uma excelente atividade, o ato de cozinhar age de forma terapêutica, no qual os idosos se sentem mais relaxados, dispostos e felizes.

A culinária atiça lembranças que não eram mais estimuladas, como o cheirinho de um doce que remete a infância ou o sabor de uma sopa feita pela mamãe, fazendo com que a memória afetiva seja aguçada. 

A memória também é exercitada, no passo a passo da receita, no qual é preciso lembrar a ordem dos alimentos, a quantidade, o tempo de preparo e até mesmo o manuseio dos utensílios da cozinha.   

Na oficina de culinária, os idosos do CECOM prepararam, pães, iogurte, entre outros alimentos, que foram saboreados no lanche da tarde. A atividade teve como objetivo estimular a memória gustativa cerebral e as lembranças que envolvem os cinco sentidos, sendo assim, a prática mais intensa para tal objetivo. Além disso, o ato de cozinhar ajuda a diminuir os sintomas de estresse, ansiedade, e estimula a autonomia e o trabalho em equipe.