O trabalho da Capelania no enfrentando da pandemia

O trabalho da Capelania no enfrentando da pandemia
19/06/2020 Beatriz Cutrim

O comprometimento de cada cidadão é fundamental para prevenir casos e combater o Coronavírus no Brasil e no mundo. Seguindo esse princípio a Capelania da AEB vem fazendo um trabalho crucial para quem mais precisa de amparo. Desde de março de 2020, a equipe de capelães têm colaborado para promover a prevenção da pandemia.

Capelania da AEB em tempos de Pandemia

por João Gallo

Estamos vivendo um momento de aprendizado no que tange a solidariedade, a empatia, a dor, a desesperança e principalmente a prática do que realmente é necessário para que o homem sobreviva, ou seja, o amor ao próximo.

Pensando assim, estamos ampliando, nosso leque de trabalho, incluindo a partir de agora uma nova concepção de atendimento a pessoas em situação de rua. Estamos falando, de ser humano que se importa com ser humano. Não que isso estivesse sendo deixado de lado antes, não, mas agora será nossa prioridade número um.

Daqui para frente, tudo deve ser diferente, principalmente no que se diz respeito ao trato para com o próximo. O mundo não tolera mais, atitudes teóricas, as pessoas precisam de exemplos práticos. A humanidade precisa de mais humanidade, precisa se abraçar mais. 

É na prática que o amor se desenvolve, é através da abnegação que a ajuda chegará, e tem chegado. Podemos avaliar estes últimos três meses de trabalho, como sendo o maior estágio de aplicação da necessidade de vivermos em sociedade como comunidade.  

Focar na necessidade do próximo foi, e, está sendo nossa obstinação como capelania evangélica. Colocamos isso diante de Deus, e Ele nos deu a oportunidade de em meio a quarentena e pandemia, ajudarmos mais do que antes. Parar a humanidade significou fazê-la olhar para si mesma. E quando olhamos para nós e enxergamos nosso estado, entendemos o quanto precisamos melhorar como seres humanos.

Saímos da caixinha, da rotina que vínhamos levando, desligado foi o controle automático da nossa vida. Agora é hora de dar valor ao que realmente importa, o ser humano, suas necessidades, nosso relacionamento.    

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”. – Efésios 5. 15, 16