Minha História com a AEB – Alice Vítoria

Minha História com a AEB – Alice Vítoria
24/09/2020 Beatriz Cutrim

No ano de 2011 na cidade de São Paulo nasci Alice Vitória, com apenas 7 meses de vida. Depois de algum tempo os médicos a diagnosticaram com paralisia cerebral com CID: 80.2. Sua mãe, Tatiane, ficou muito preocupada com a sua saúde e rapidamente procurou ajuda.

Durante 7 anos Alice fez tratamento na AACD ( Associação de Assistência à Criança Deficiente) onde conseguiu se desenvolver bastante. Em seguida o tratamento foi acompanhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região onde morava. Sua mãe, percebeu que a Alice ainda precisava de um acompanhamento mais intensivo, principalmente para desenvolver o aspecto social da filha.

Em um certo dia Tatiane ouviu falar de um projeto de musicalização infantil que além de ser gratuito ficava no seu bairro, foi quando ela conheceu o Criar & Tocar – AEB. Com receio da condição da filha, Tatiane primeiro matriculou o seu outro filho e explicou a situação da sua filha, que apesar da idade a criança estava atrasada no desenvolvimento por conta da deficiência. Alice na época não sabia ler e era bastante retraída, que não mantinha muita socialização.

A gerente do projeto, Regiane Vial, aceitou a nova aluna e em 2018 Alice Vitória deu um grande passo para seu desenvolvimento, depois que entrou no projeto Alice começou a se socializar, aprendeu a ter foco e hoje em dia faz parte do Coral Kids e está aprendendo a tocar violino. A cada dia que passa Alice tem novos progressos em sua vida, ela continua fazendo tratamentos médicos e acompanhamento com psicólogo e fonoaudiólogo.   

A sua professora Eliane Moreira (professora de violino e musicalização e coral infantil) relata como foi o ingresso e o progresso da aluna Alice no projeto.

“A aluna Alice Vitória, chegou no projeto com muitas dificuldades na coordenação motora.  Mas ao longo das aulas suas habilidades motoras demonstraram grande evolução. Nas aulas de violino Alice tinha dificuldade em segurar o arco, manter-se relaxada e acompanhar a direção correta do arco. 

Hoje, Alice já consegue manter seu corpo em estado mais relaxado, desenvolveu o senso alto e baixo nas arcadas do arco, e já entende os códigos musicais. Nas aulas de Musicalização seu desempenho nas atividades foram muito significativas pois nas aulas foram trabalhadas propostas para memória, corpo e percepção auditiva e percepção motora, hoje Alice frequenta as aulas de musicalização 2. Nas aulas de Canto Coral, trabalhamos a entonação, concentração e socialização. Nestas 3 habilidades Alice se desenvolveu muito bem, decora facilmente as letras da música, respeita e ajuda sempre os amigos, e está aprendendo a cantar na altura correta as frases das canções.”           

 

Essa é mais uma de milhares de histórias de transformação que a AEB proporciona, faça parte dessas histórias, doe para AEB!