Criar & Tocar adapta aulas de música para estudo a distância

Criar & Tocar adapta aulas de música para estudo a distância
24/06/2020 Beatriz Cutrim

–  Por Alana Andrade e Beatriz Cutrim

O projeto Criar & Tocar – AEB não interrompeu as atividades durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O corpo docente e a gestão do projeto elaboram um plano para ministrar as aulas utilizando meios digitais. 

Após uma análise da situação de todos os alunos, foi levantado que nem todos os alunos tinham acesso a internet constante, o que impossibilitaria o uso das plataformas de reuniões onlines. Para solucionar essa adversidade social, os professores criaram um site e um canal no youtube, no qual os alunos poderiam ter acesso às atividades, aulas, partituras e provas no horário e dia em que tivessem acesso à internet limitada ou ilimitada. 

 

Para alimentar a plataforma, os professores teriam que fazer adaptações e inaugurar o site o mais rápido possível. “Em apenas um dia, conseguimos criar o site, gravar e editar as primeiras aulas e filmar as orientações para a utilização do website”. Explica a professora Alana Andrade.

A resposta dos alunos, foi instantânea ao novo método de aulas. As tarefas eram realizadas pela plataforma gratuita de formulários, Google Forms, em que os alunos respondiam as atividades e enviavam para os professores. 

 

As aulas já estão na 9ª semana consecutiva e tanto os alunos como os pais, estão muitos satisfeitos. Para o corpo docente, a continuação dos estudos pode auxiliar com a ansiedade causada pelo momento atual. “A importância em manter as aulas, vai muito além de dar continuidade ao ano letivo do curso, é zelar pelo bem estar das crianças e jovens nesse momento tão complicado. É dar apoio sempre e mostrar que não estão sozinhos, que seus sonhos não tiveram um fim”.