AEB promove 1º encontro sobre voluntariado no centro de São Paulo

AEB promove 1º encontro sobre voluntariado no centro de São Paulo
15/05/2018 zweiarts

No último sábado (12/5), a Associação Evangélica Beneficente realizou o 1º Encontro “Igreja e Voluntariado no centro de São Paulo”, que aconteceu na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo. O objetivo foi discutir a atuação voluntária no centro da cidade de São Paulo, local de maior concentração de pessoas que vivem em situação de rua e onde também estão localizados os projetos da AEB, Casa Porto SeguroATENDE III e CTA Liberdade.

O evento iniciou com uma breve apresentação institucional da AEB e um louvor ministrado pelo Capelão João Marques Gallo.

Após o momento, o Rev. Rosther Guimarães da I.P.U., falou sobre o chamado de servir o próximo e que, antes de qualquer coisa, todos precisam ter consciência de sua identidade, missão e do sacrifício.  Ele ainda afirmou sobre o trabalho realizado pela igreja, que busca ter uma atuação não só ministerial, mas de impacto social. “Somos uma igreja unida, bíblica e relevante”, afirmou o pastor.

Convidada também para falar, a Gerente de Serviços do ATENDE III Pra. Mabel Andrade Garcia, apresentou os desafios de trabalho com o público que vive em situação de rua, bem como no voluntariado também. Para ilustrar a mensagem, Mabel utilizou a passagem bíblica em que fala do leproso e que Jesus o tocou (Lucas 5:12-15), numa época de estigma com pessoas vítimas dessa doença. Ela comparou com a causa da rua e do preconceito que existe com eles.

Mabel chamou a atenção de todos quando disse que a primeira coisa que se precisa saber na hora de trabalhar com pessoas que vivem em situação de rua é que não estamos fazendo um favor para ninguém, pois é direito deles terem acesso à condições dignas de vida.

A gestora ainda apresentou o atual cenário da situação de rua. Segundo dados, o maior motivo da ida para a rua é desentendimento familiar com 42%, em seguida demissão do trabalho com 16,1% e problemas com a justiça com 6,6%.  Ela também ressaltou o descaso que existe com o tratamento de doenças mentais e emocionais pela Saúde Pública.

Atualmente, o número de pessoas que vivem em situação de rua no Brasil é de 122.890 pessoas. Mabel afirmou que o problema é mundial e, só em Nova York, por exemplo, a população chega a 64.060 pessoas.

Após a fala da gestora, foi convidado o Sr. Geraldo Messias que já morou na rua e hoje é Agente Operacional da Casa Porto Seguro. Ele contou sua história e testemunho, animando todos que estavam presentes.

O último convidado do dia foi o Pr. Daniel Checchio, idealizador da Rede Social do Centro, parceira da AEB. Daniel falou sobre a atuação da organização, que começou com uma ação de varrer a rua, há 12 anos atrás, segundo o seu depoimento.

Para finalizar o dia, os convidados foram desafiados a se dividirem em grupos para discutirem o que foi apresentado e proporem soluções e ações para contribuir com a situação atual do centro de São Paulo.