Casa Porto Seguro forma primeira turma do MOVA

Casa Porto Seguro forma primeira turma do MOVA
14/12/2015 zweiarts

“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.” A frase de Abraham Lincoln ilustra com clareza o que os conviventes da Casa Porto Seguro viveram hoje.

Em meio a uma realidade dura e invisível, os cidadãos em situação de rua do projeto da AEB se formaram, hoje (11/12), no curso de alfabetização promovido dentro da casa em parceria com o MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos ).

Na ocasião, estavam presentes Toninho Torchi e Célia Falcão,  representantes da Fundação Banco do Brasil (parceira do programa) e Rafael Silva, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos – SMDC, que compuseram a mesa para entregar os diplomas aos alunos.

Toninho Torchi parabenizou os formandos e ponderou a importância da educação. “O conhecimento tem um efeito transformador na vida do sujeito. Ele proporciona trazer, de repente, bens materiais, um novo emprego, um celular ou uma casa. Mas o mais importante disso tudo é você crescer como pessoa e como um ser humano”, afirmou.

Para Rafael Silva, as ações da Casa Porto Seguro servem de exemplo até para a própria secretaria. “A Porto Seguro agora faz parte do Comitê PopRua e, junto conosco, vai ajudar a construir o plano municipal, onde temos um eixo de educação e certamente a experiência da Casa Porto Seguro vai contribuir muito para a construção desse documento tão importante para a cidade de São Paulo”, contou.

Esta foi a primeira turma formada, desde que o programa foi iniciado. 21 alunos foram prestigiados com os diplomas de conclusão do curso que é realizado de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Tal ação reflete diretamente na auto estima e no desenvolvimento dos conviventes, assim como constatou o formando Marco Aurélio Alves Silva (26 anos) que agradeceu a oportunidade e incentivou seus colegas a também participarem do curso. “Daqui uns dias desejo até arrumar um emprego melhor. E para todos que estão aqui, isso pode acontecer na vida de vocês também. Isso não é só pra mim, é para todos”, contou.